Pilotando um DS 3 WRC da equipe Citroën Total Abu Dhabi WRT, a dupla Mads Ostberg/Jonas Andersson terminou em terceiro lugar no Rali da Finlândia, oitava etapa do Campeonato Mundial de Rali (WRC). O resultado permitiu à dupla permanecer em terceiro lugar nos campeonatos de pilotos e construtores, além de ter sido decisivo para a equipe continuar na vice-liderança do campeonato de equipes. Além desses resultados, a prova da Finlândia deu à Citroën mais uma vitória na categoria WRC Junior, com Quentin Gilbert/Renaud Jamoul.

 

O rali começou com grandes perspectivas para as duplas do time Citroën Total Abu Dhabi WRT. Kris Meeke/Paul Nagle terminaram o primeiro dia em terceiro lugar no tempo acumulado, tendo inclusive sido os mais rápidos em um dos estágios. Ostberg/Andersson ficaram logo atrás, em quarto. No segundo dia, entretanto, Meeke/Nagle perderam o controle ao passarem por um trecho de lama na saída de uma curva e bateram em uma árvore, danificando a suspensão dianteira esquerda do DS 3. Eles puderam continuar no rali, mas a chance de terminar entre os dez primeiros colocados havia sido perdida. O infortúnio dos dois permitiu aos companheiros Ostberg/Andersson ascender para o terceiro posto. No último dia, Ostberg manteve o terceiro lugar, enquanto Meeke obteve um ponto extra ao ser o terceiro mais rápido no Power Stage.

 

Além do pódio na categoria principal, a Citroën Racing saboreou o triunfo de Quentin Gilbert/Renaud Jamoul na Junior WRC. A dupla protagonizou uma disputa acirrada com os finlandeses Henri Haapamäki/Marko Salminen, também com DS 3. Ambas terminaram o rali separadas por apenas 0,5 segundo de diferença nos tempos acumulados. O pódio foi completado pelos noruegueses Ole Christian Veiby/Anders Jaeger, igualmente com DS 3.

 

Entre as duplas inscritas na categoria WRC2, Stéphane Lefebvre/Stéphane Prevot subiram ao pódio em terceiro lugar – um excelente resultado para o jovem piloto francês, que fará sua primeira corrida com um DS 3 da categoria principal na próxima etapa, a ser disputada na Alemanha entre os dias 20 e 23 de agosto.

 

Ao término do rali, Yves Matton, chefe da Citroën Racing Team, afirmou: “Deixamos nossos pilotos decidirem suas próprias estratégias para este final de semana. Eles mostraram sua habilidade para pilotar rápido nestas estradas e isso nos deu um bom resultado no Campeonato Mundial. O trabalho feito por toda a equipe claramente rendeu dividendos. O erro de Kris não chega a ser algo para ser colocado em questão. Conquistamos mais um pódio e isso é uma prova de que a equipe está progredindo e nos dá confiança para o restante da temporada”.

 

Mads Ostberg considerou seu resultado “excelente” e estava muito contente no final da prova, especialmente por conseguir subir ao pódio. “Perdemos um pouco de tempo no começo, mas conseguimos encontrar nosso ritmo rapidamente. Mostramos que podemos ser competitivos e fomos rápidos durante todo o rali. É muito prazeroso guiar um carro rápido e de boas respostas nestas estradas rápidas. Tudo o que precisei fazer foi ouvir as notas de andamento e pilotar com rapidez. Foi realmente uma grande diversão. E também é por isto que sou piloto de rali. Eu adoro meu trabalho!”.

 

Quentin Gilbert, vencedor da Junior WRC, também teve motivos para estar contente após vencer a dramática batalha contra Haapamäki. “Esta foi a minha maior vitória e um resultado excelente para o campeonato. Vamos nos preparar muito bem para o Tour de Corse (próxima etapa pontuável para o Junior WRC) para tentar assegurar o título”.