O Centro de Turismo Alemão – DZT realizou ontem, dia 15, mais uma edição do seu tradicional Workshop Destino Alemanha. O evento, que ocorre anualmente, tem como parceiros Lufthansa, Europcar, KD, visitBerlin, Munique, Appina Travel, Maritim, Vosaio e Miller Reisen.
O evento não poderia ocorrer em melhor período já que, neste ano, mais precisamente em 9 de novembro, o destino celebra os 30 anos da queda do Muro de Berlim, quando depois de 28 anos a Alemanha Oriental abriu sua fronteira com a Alemanha Ocidental. A unificação oficial, no entanto, ocorreu 11 meses depois, em 3 de outubro de 1990.
O Conselho Nacional de Turismo da Alemanha (GNTB, na sigla em inglês) desenvolveu a campanha global “Destino Alemanha – 30 anos após a queda do Muro de Berlim” para marcar a ocasião, unindo forças com o HanseMerkur Travel Insurance como seu parceiro premium.
O objetivo estratégico vai muito além da comemoração do momento histórico. Ele deu uma visão geral representativa da oferta turística da Alemanha, que evoluiu organicamente nos últimos 30 anos e continua a crescer em popularidade entre os turistas internacionais. A campanha oferece aos parceiros de todos os 16 estados federais – incluindo muitas pequenas e médias empresas – uma plataforma na qual eles podem apresentar seus produtos e serviços turísticos e atrair grande atenção internacional.
“Existe um grande interesse internacional na queda do Muro e na reunificação. Já desenvolvemos campanhas de alto impacto para aniversários anteriores que mostravam como a reunificação foi o maior impulso de todos os tempos para o setor de turismo da Alemanha. Nossa campanha de 30 anos se baseará fortemente em comunicação digital, como histórias do Instagram e marketing de mídia social.”, afirma a CEO do GNTB, Petra Hedorfer.
Logo após a reunificação (existem estatísticas conjuntas apenas para o período de 1993 em diante), mais de 31 milhões de pernoites de visitantes internacionais foram registrados na antiga Alemanha Ocidental e 3,4 milhões na antiga Alemanha Oriental. Entre 1993 e 2018 o número de pernoites de visitantes internacionais mais do que dobrou, de 34,7 milhões para 87,7 milhões. Uma história de sucesso que levou ao nono registro consecutivo em 2018. O crescimento em longo prazo do turismo de entrada na Alemanha desde a reunificação superou o crescimento do turismo, tanto a nível europeu como global.
Extremamente bem posicionada no mercado internacional, a Alemanha se beneficia de uma excelente imagem. Ainda mais depois da Copa do Mundo de Futebol em 2006. E, por falar em popularidade entre turistas internacionais, o brasileiro segue mostrando que, quando o assunto é viagem a Alemanha já se tornou queridinha na Europa. E os números anualmente mostram isso. Neste ano de 2019 o país vem registrando novamente crescimento no número de pernoites de brasileiros.
Segundo a diretora do DZT no país, Margaret Grantham, em maio foi registrado um crescimento de 5,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto que em junho o aumento foi de 4,5% atingindo nos primeiros seis meses do ano 350 mil pernoites de brasileiros na Alemanha. A cidade de Frankfurt, principal porta de entrada ao país, registrou de janeiro a junho um crescimento de 21% no número de pernoites de brasileiros em relação ao mesmo período do ano passado. Já a cosmopolita capital Berlim, no mesmo período, teve aumento de 3,5%.
Munique, por sua vez, registrou de janeiro a julho pouco mais de 28 mil pernoites de turistas brasileiros, um aumento de 3,2% sobre o mesmo período do ano anterior. Isso resultou em um total superior a 76 mil pernoites, 2,7% a mais do que nos primeiros sete meses de 2018. Visitantes brasileiros já são responsáveis por quase 11 mil pernoites mensais no destino famoso pela maior festa popular do mundo, a Oktoberfest. E os números tendem a subir, já que, partir do início de dezembro, um novo voo da Lufthansa irá ligar diretamente São Paulo a Munique.