Está em crescimento a aderência de desvincular o processo de emagrecimento saudável das dietas com extrema restrição, principalmente por conta do monitoramento também da saúde mental dos pacientes durante a adesão e permanência em um novo estilo de vida. Uma grande aliada nessa transformação de lifestyle é a suplementação, porém além dos ativos e do Whey, pouco se fala sobre a importância da creatina em todo esse processo. Segundo a Dra. Fernanda Chauvin, farmacêutica e presidente da Ellementti Dermocosméticos, quando ocorrem alterações na alimentação, uma das consequências para o corpo é a perda de água e da massa muscular, por isso a creatina deve sim ser considerada durante o processo.

Dra Fernanda Chauvin

Durante uma dieta restritiva é normal que junto da perda de gordura ocorra a perda de massa muscular, mas essa não é a forma mais saudável de se perder peso. “Essa perda excessiva de massa pode causar dores no corpo, um metabolismo mais lento, menor queima de calorias, perda de força e resistência, além de aumentar o aspecto de flacidez, atrapalhando diretamente no processo da perda de gordura”, conta Fernanda.

 

A creatina é um suplemento muito utilizado por praticantes de atividades físicas,  ela é responsável por aumentar a taxa metabólica basal, ou seja, o corpo passa a queimar mais calorias mesmo que em repouso, e também desempenha um papel importante na síntese de colágeno, um componente essencial para a saúde da pele e dos músculos. Além disso, suplementação de creatina serve também para garantir mais resistência e energia possibilitando um melhor desempenho em treinos mais intensos, pois possui um papel fundamental no metabolismo

Para a especialista, a creatina é capaz de preservar e aumentar a massa muscular, dessa forma, ao passar pelo processo de perda de peso, fazendo o uso correto da creatina, é possível perder a gordura, mantendo massa magra e consequentemente evitando todos aqueles malefícios que isso pode causar. “Além disso, ao fornecer energia rápida para as células, a creatina promove um aumento na taxa metabólica, acelerando o processo de queima de gordura e favorecendo a perda de peso saudável”, completa Fernanda.

 

Outra dica é também aliar a creatina a outros ativos, como é o exemplo da laranja moro. “Acho a fusão perfeita entre a energia revitalizante da creatina e os poderosos antioxidantes da laranja moro, assim ativamos o metabolismo, aumentamos a energia celular e contribuímos também para uma pele radiante ao combater os danos causados pelos radicais livres, proporcionando por meio dos antioxidantes uma defesa eficaz contra o envelhecimento”, explica a farmacêutica.

Um exemplo desta união é o Morocreatine , que usa essa sinergia de ativos para ajudar a queimar gordura de forma mais eficiente, resultando em uma redução de medidas e uma aparência mais esculpida ao ser combinada com uma alimentação equilibrada e prática de atividades físicas. Também auxilia a fortalecer os músculos, melhora a resistência física e favorece a recuperação pós-exercício. Além disso, a laranja moro possui propriedades anti-inflamatórias que auxiliam na redução da inflamação celular, proporcionando uma aparência mais saudável para a pele e organismo.

Porém é importante lembrar que toda suplementação requer um acompanhamento e indicação de um profissional habilitado para adequar a rotina para cada organismo de maneira personalizada. O Morocreatine da Ellementti Dermocosméticos,  está disponível no e-commerce da marca, https://www.ellementtistore.com.br/.