Gerar negócios, esse foi o intuito dos 40 empresários brasileiros do Clube R1, que saíram daqui no último dia 11 rumo a China para participarem das maiores e melhores feiras do mercado asiático em busca de oportunidades para suas empresas. De olho nas tendências que rondam o mundo, os empresários foram em busca de inovação e melhores preços.


O grupo liderado pelo empresário Ricardo Nunes, fundador da Ricardo Eletro e da R1 – empresa de educação empresarial, passou nos últimos dez dias pelas três principais feiras chinesas, começando pela Hong Kong Electronic Fair, maior feira de eletrônicos da Ásia que atraiu os olhares dos empresários no ramo de produtos eletrônicos, partes e peças de computadores. Na sequência, a feira visitada foi a de Canton Fair em Guangzhou, explorando oportunidades globais que contou com a presença de mais de 50 mil expositores de 200 países diferentes, esta feira gerou mais de 50 bilhões de dólares em negociações entre a China e os países que são seus parceiros comerciais, entre eles o Brasil.

Fechando a experiência, os empresários visitaram a Futian Market em Yiwu, capital das small commodities, um dos principais locais que importam para brasileiros. A feira reúne possibilidades para que exista a importação de produtos com marca própria, o chamado private label. Neste dia, os empresários puderam fazer compras de diversos fornecedores consolidando a carga para que chegue ao destino final.

 

Cada feira visitada ofereceu aos empresários a oportunidade de boas negociações, eficiência logística e poder competitivo. Afinal, a região visitada por eles é servida por aeroportos e portos que permitem conexões globais, facilitando as integrações comerciais que ligam a China ao resto do mundo por terra ou mar.

 

“Os últimos dias foram de extrema importância para que empresários do Brasil inteiro pudessem fazer melhores negócios, entendendo as vantagens que o mercado global oferece e como é possível gastar menos e ganhar mais”, comenta Ricardo Nunes – fundador da Ricardo Eletro e da R1.