A Sondagem Industrial de Minas Gerais , estudo realizado pela Gerência de Economia e Finanças Empresariais da FIEMG, do mês de  março,  aponta o aumento da produção e do número de empregados pelo segundo mês consecutivo. O aumento da atividade era esperado, dado que março possui maior número de dias úteis que fevereiro. Os estoques das indústrias cresceram, e encerraram o mês acima do nível planejado pela quinta vez seguida, após 18 meses abaixo desse patamar.
Esse excesso de estoques pode estar relacionado com o enfraquecimento da demanda, em especial devido ao aumento da inflação e do endividamento das famílias. A utilização da capacidade instalada foi inferior à habitual para o mês, sinalizando que as indústrias operaram com capacidade de produção abaixo da usual para março.
Os indicadores financeiros mostraram que os industriais ficaram insatisfeitos com as margens de lucro e com a situação financeira de suas empresas, bem como com as condições de acesso ao crédito no primeiro trimestre do ano. Pela sétima vez seguida, o maior problema enfrentado pelas indústrias foi a falta ou o alto custo da matéria-prima. Em segundo e terceiro lugares, ficaram a elevada carga tributária e a demanda interna insuficiente, respectivamente.
As expectativas com relação à demanda, à compra de matérias-primas e ao emprego nos próximos seis meses foram positivas pela 22ª vez consecutiva. As intenções de investimento aumentaram e foram as mais elevadas para o mês desde o início da série histórica.

Confira no anexo o estudo completo.

 

anexo 2.pdf