A European Travel Commission (ETC) está realizando neste mês de novembro o projeto “Sacred Horizons” (Horizontes Sagrados, em tradução livre), que terá edições em Belo Horizonte (26/11) e Curitiba (27/11). Os workshops reunirão representantes oficiais de destinos e entidades da Europa com agentes de viagens, operadores brasileiros e imprensa especializada, ampliando o diálogo sobre espiritualidade, cultura e hospitalidade.

De acordo com a ONU Turismo, o turismo religioso e espiritual mobiliza anualmente em torno de 300 milhões de viajantes em todo o mundo, movimentando receitas estimadas em mais de 18 bilhões de euros. A revista americana Forbes no mês passado ressaltou que o segmento está em expansão, tanto por razões de fé quanto pelo interesse crescente em experiências de transformação cultural e pessoal. Essa busca por espiritualidade gera impacto não apenas nos grandes centros de peregrinação, mas também em destinos menores, que encontram no turismo religioso uma oportunidade de fortalecimento econômico e valorização de sua identidade.

O projeto “Sacred Horizons” trará ao Brasil delegações de San Marino, Itália, Grécia e Croácia, reunindo destinos consagrados da espiritualidade europeia, como Assis, Loreto e Chiusi della Verna, todos marcados pela tradição franciscana e pela devoção mariana, além da Emilia-Romagna, que vem apostando em experiências culturais e espirituais..