A cidade de Foz do Iguaçu (PR) foi o primeiro destino a receber o Experiência Braztoa 2018 que aconteceu ontem , dia 20 de junho, no Cineteatro Barrageiros, no Parque Tecnológico Itaipu.
Organizado pela Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), o evento é exclusivo para agentes de viagens e parceiros locais, com apresentação de atrativos, experiências e palestras de diversos destinos de um jeito lúdico, inovador e interativo. A programação contempla capacitações e atividades culturais, gastronômicas e audiovisuais, intercaladas com momentos de negócios.
O Experiência Braztoa reúne operadoras de turismo associadas à entidade e diversos expositores como os destinos Belo Horizonte, Rio Grande do Norte, Amazonas e Alagoas. Destaque também para ações do Parque Tecnológico de Itaipu, que também é anfitrião do evento, do Ministério do Turismo, e dos patrocinadores PROMPERU (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo) e Ministério do Turismo de Israel.
“A região Sul tem atrações turísticas riquíssimas e gerou R$ 1,53 bilhão de negócios para as operadoras Braztoa em 2017, representando 13% do nosso faturamento anual”, afirma Magda Nassar, presidente da Braztoa. “Graças ao sucesso da nossa Convenção 2017 e do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, realizados em Foz do Iguaçu, fomos convidados para trazer o Experiência Braztoa para a região e temos certeza que o evento vai abrir novas portas e trazer bons resultados para as agências, operadoras e parceiros”, completa.
O Ministério do Turismo, parceiro estratégico da Braztoa, levou como atração o renomado chef de cozinha Alcindo Queiroz, do restaurante Patuá, de Olinda (PE), com uma palestra sobre o potencial turístico da gastronomia brasileira. Em um espaço de 50m², batizado de “Sabores do Brasil”, o órgão também oferece degustações gastronômicas das cinco regiões do Brasil e uma experiência de realidade virtual com foco nos destinos Pernambuco, Maranhão e Mato Grosso do Sul.
Como anfitrião do evento, o Parque Tecnológico de Itaipu apresentou uma capacitação para os agentes de viagens, que também poderão fazer um tour exclusivo em seu complexo turístico, , seguido de um passeio e coquetel no Porto Kattamaram. “As principais empresas do setor de turismo estão reunidas aqui nesse evento da Braztoa para levar a marca Complexo Turístico Itaipu (CTI) para todos os cantos do Brasil”, destaca Jaime Nelson Nascimento, gestor do CTI.
A PROMPERU promoveu uma experiência em torno do “Inti Raymi”, também conhecido como Festa do Sol, festival tradicional dos povos incas que acontece em junho, em Cuzco, e marca a chegada do solstício de inverno nos Andes. Os participantes do evento também foram presenteados com doces típicos peruanos. “Estamos muito felizes em participar do Experiência Braztoa porque é uma plataforma de aproximação com as melhores agências de viagens do Brasil de uma forma dinâmica, eficiente e planejada”, afirma Milagros Ochoa, diretora de turismo da PROMPERU.
Com o tema “Israel, um país de mil possibilidades”, Israel ofereceu experiências em realidade virtual para mostrar os principais atrativos do destino, que reúne atrações para todos os gostos, entre praias paradisíacas, desertos como o Neguev, que ocupa cerca de 60% do território do país, gastronomia e turismo religioso. “Todas as cidades por onde os Experiência Braztoa vão passar são mercados potenciais para nós. Nossa expectativa é capacitar os agentes de viagem para que eles possam vender mais e melhor os atrativos turísticos do país aos seus clientes”, diz Renata Vuono, gerente de marketing do Ministério de Turismo de Israel no Brasil.