Experiência Braztoa Nordeste 2018, acontece hoje , dia 31 de julho, até às 18h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. O evento, para agentes de viagens, conta com uma programação intensa e muito produtiva: momento de negócios com as associadas Braztoa, intercalados com experiências de diversos destinos do Brasil e do mundo de uma forma inovadora e interativa, capacitações, atividades culturais, gastronômicas e audiovisuais.
Associadas presentes no evento- Abreutur, GTA Assist, Interpoint, R11 Travel, Sanchat Tour, Schultz Operadora, Transeuropa, Transmundi Viagens, Travel Ace Assistance e Velle, além de uma parceria estratégica com o Ministério do Turismo, patrocínios do Ministério de Turismo de Israel, ProColombia e Rio Grande do Norte, e expositores como Amazonas, Belo Horizonte, Santa Catarina, Câmara LGBT, GOL Linhas Aéreas e ABAV Nacional.
O evento conta também com cerca de 150 agentes de viagens de João Pessoa, Recife e Aracaju, via Caravanas Rodoviárias. Magda Nassar, presidente da Braztoa, enfatiza em números a relevância do Nordeste para o turismo brasileiro. “Os operadores embarcaram mais de 2,7 milhões de turistas para o Nordeste em 2017, com impacto econômico de mais de R$ 7 bilhões. A região é de extrema importância para a economia e para o turismo nacionais, pois representa 66% dos pacotes vendidos por nossos associados”, explica Magda.
Durante o evento, Alagoas está promovendo experiências que têm um traço marcante da identidade do seu estado, como a culinária local, o artesanato genuinamente alagoano, além da realização de apresentações culturais locais. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo realizará ainda uma palestra para os profissionais do segmento sobre o Destino Alagoas.
“A realização de uma feira como a da Braztoa em Alagoas representa a nossa força no turismo, mostrando que hoje figuramos como um dos destinos mais procurados do país. É também uma grande oportunidade de apresentar nossos atrativos turísticos para os players do segmento, como as nossas praias e os Cânions do São Francisco, por exemplo. Além disso, vamos também fomentar o crescente turismo regional. Atualmente, os Estados de Pernambuco e Bahia são dois dos nossos principais mercados emissores. Com o evento, iremos aproximar ainda mais o Destino Alagoas destes nossos vizinhos”, afirma Rafael Brito, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas.
O Ministério do Turismo, parceiro estratégico da BRAZTOA, levará como atração o renomado chef de cozinha Alcindo Queiroz, do restaurante Patuá, de Olinda (PE), com uma palestra sobre o potencial turístico da gastronomia brasileira. No espaço, batizado de “Sabores do Brasil”, o órgão também oferecerá degustações gastronômicas das cinco regiões do Brasil e uma experiência de realidade virtual com foco nos destinos Pernambuco, Maranhão e Mato Grosso do Sul. “O roadshow da Braztoa, que se realiza em paralelo a grandes eventos do turismo em várias partes do país, representa uma excelente oportunidade para os agentes de viagem terem contato com destinos de todas as regiões. É uma ação que aproxima o setor e fortalece o turismo brasileiro”, afirma Vinicius Lummertz, Ministro do Turismo.
A ProColombia apresenta a cidade de Medellín, trazendo toda atmosfera da tradicional e mais popular festa da região, a Feira das Flores, com um silletero, que costurará flores em uma cadeira especial. A ação remete ao desfile de agricultores que produzem arranjos florais e os carregam em suas costas usando “silletas” (um suporte de madeira), que podem pesar até 70 quilos. Uma homenagem aos camponeses colombianos e sua dedicação à terra.
Com o tema “Israel, um país de mil possibilidades”, Israel oferece experiências em realidade virtual para mostrar os principais atrativos do destino, que reúne atrações para todos os gostos, entre praias paradisíacas, desertos como o Neguev, que ocupa cerca de 60% do território do país, gastronomia e turismo religioso. “Todas as cidades por onde os Experiência Braztoa vão passar são mercados potenciais para nós. Nossa expectativa é capacitar os agentes de viagem para que eles possam vender mais e melhor os atrativos turísticos do país aos seus clientes”, diz Renata Vuono, gerente de marketing do Ministério de Turismo de Israel no Brasil.
Sucesso na temporada 2017 do Experiência Braztoa, o palestrante Benicio Filho volta em 2018 com um novo conteúdo, para inspirar os agentes de viagens a inovar e pensar em novos caminhos nos seus negócios, mostrando o que acontece em outros mercados e pautando o futuro do turismo. Mentor de Inovação da Braztoa, Benício Filho também colaborou na produção de um guia de aplicativos essenciais para o dia a dia que será distribuído virtualmente aos participantes do evento.
O Experiência Braztoa 2018 já passou por Foz do Iguaçu e Manaus. Depois de Alagoas, o próximo será: Experiência Centro-Oeste – Brasília (DF), no dia 15 de agosto , na Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC) – Centro de Eventos