A exposição Século XX – Acervo MAB retorna amanhã à programação do Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP),na Rua Alagoas, 903 – Higienópolis, em São Paulo. Com 110 obras, entre esculturas, pinturas e gravuras, a mostra traz produções desde o Modernismo a coletâneas de artistas mais jovens.

 

Com curadoria do José Luis Hernández Alfonso, a exposição , que vai até o dia 25 de outubro, convida o participante a fazer um passeio pela história da arte brasileira a partir das obras que integram o acervo do MAB-FAAP, reunidas pela cronologia, técnicas, afinidades de estilo, entre outras características.

 

A professora Maria Izabel Branco Ribeiro, diretora do MAB-FAAP, diz que a importância das obras exibidas impulsionou a remontagem da mostra, que ficou em cartaz de abril a maio de 2015. “Como a mostra teve uma curta temporada, queremos dar a oportunidade para quem não pôde vir ao Museu nesse período, principalmente grupos de estudantes e escolas, que podem usufruir do nosso Serviço Educativo e garantir uma aula a partir das obras dos grandes mestres da arte brasileira do século 20”, garante.

 

Os artistas

 

Anita Mafaltti, com a obra “O homem de sete cores” (1915/16), além de Victor Brecheret e Oswaldo Goeldi são alguns dos representantes do Modernismo que estão na exposição. Há ainda artistas que mais tarde aderiram ao movimento, como Cícero Dias e Cândido Portinari.

 

A mostra apresenta ainda a retomada da figura na década de 1930 e as experiências com a figuração nos anos 1940, chegando à abstração geométrica e informal a partir dos anos 1950, com obras de Aldo Bonadei, Almir Mavignier, Rubens Gerchman, Luiz Paulo Baravelli, entre outros. E a nova geração está representada na mostra por nomes como Sandra Cinto, Luiz Hermano e Gilberto Vançan.

 

Com entrada gratuita, Século XX – Acervo MAB fica em cartaz de 18 de agosto a 25 de outubro, no salão cultural do MAB-FAAP. Haverá serviço educativo para escolas e grupos, que deve ser agendado pelo telefone (11) 3662-7200.

 

O visitante que for ao MAB-FAAP também poderá apreciar a exposição “Agatha vs Agatha”, que fica em cartaz até 23/8.