O vinho Madeira tem uma história de cinco séculos, e anualmente a Ilha da Madeira, onde é produzido, promove a tradicional Festa do Vinho. Este ano, o evento ocorre de 26 de agosto a 9 de setembro, mesmo período em que são realizadas as vindimas.
É nesta época do ano que a bebida começa realmente a tomar forma. Depois do cultivo das mais de 30 castas de uvas, que é feito à mão, o ritual da colheita é o próximo passo para transformar os frutos em alguns dos melhores vinhos conhecidos. Recriando hábitos ancestrais da ilha, são feitas vindimas ao vivo e, posteriormente, a pisa das uvas, em que qualquer um pode participar, tudo em um lagar tradicional, com clima de festa.
Além das vindimas, também fazem parte da programação degustações de diversos rótulos diferentes, exposições de artesanato, shows de música, apresentações de folclore e jantares com harmonização de vinhos e pratos. O centro da cidade de Funchal, capital deste destino português, fica todo decorado de acordo com o tema.
Os cenários impressionantes da Madeira são uma paisagem improvável para o cultivo das uvas, mas isso não impediu que os colonizadores portugueses, há mais de 500 anos, investissem na atividade no litoral ou em encostas vulcânicas, em lugares, muitas vezes, de difícil acesso. A riqueza do solo e a diversidade do clima se mostrou favorável para a criação de uma bebida que, com seus processos de produção de alta qualidade, se tornou única e uma das favoritas dos enófilos.
Historicamente, o vinho Madeira foi escolhido por George Washington para celebrar a independência dos Estados Unidos, elogiado por Shakespeare na peça Hamlet e muito apreciado por Sir Winston Churchill, personalidades de peso que atestam o renome da beb