A FilmBrazil, plataforma de internacionalização desenvolvida pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), volta ao Festival Cannes Lions com uma agenda de negócios, promovendo o conceito “Made in Brazil”.

Com o objetivo de resgatar o encantamento do Mercado Internacional pelo Brasil, o projeto busca retomar os patamares pré-pandemia. Segundo dados da associação, em 2022, as produtoras participantes da FilmBrazil exportaram, juntas, USD 34 milhões, representando um aumento de 4% em comparação ao ano anterior.

“Apesar de termos observado uma gradativa recuperação das exportações dos serviços de produção, queremos retomar os patamares pré-pandemia. Na nossa última edição presencial no Cannes Lions, em 2019, alcançamos mais de USD 3,2 milhões em negócios gerados imediatos. Agora, para 2023, com retomada da parceria com a ApexBrasil, temos a expectativa de gerar ainda mais novos negócios e interesse pelo Brasil como polo de exportação de talentos, criatividade e diversidade, contribuindo, assim, para a retomada dos números positivos que tivemos em 2019”, comenta Marianna Souza, presidente da APRO e gerente executiva da FilmBrazil.

Na edição deste ano do festival, mais de 20 produtoras brasileiras estão indo com o apoio da FilmBrazil, incluindo representantes fora do eixo RJ-SP. Com a ação, a plataforma visa promover a produção brasileira para a comunidade internacional, gerando assim novos negócios para o Brasil no exterior.