Mesmo com as intensas campanhas globais de conscientização, um número alarmante de jovens ainda desafia o perigo e assume o volante em situações de risco. Um estudo comandado pela Ford na Europa ,que envolveu 5.000 motoristas de 17 a 24 anos na França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido, mostra que 39% destes motoristas admite andar acima do limite de velocidade, 27% usa o smartphone para fazer ligações, enviar mensagens ou tirar selfies e cerca de 6% dirigem depois de beber. A situação se repete em diversos países – tanto que, no Brasil, dados mostram que os condutores que mais se envolvem em acidentes de trânsito estão na faixa dos 18 aos 34 anos.

 

A base analisada foi a geração bumerangue, fenômeno que contempla aqueles jovens que ainda moram com os pais e que, por questões econômicas, não possuem veículo próprio, compartilhando o carro da família. Atento a este cenário, o mercado automotivo vem desenvolvendo tecnologias avançadas de controle dos automóveis. Um exemplo é o MyKey da Ford, que aumenta a tranquilidade dos pais ao emprestarem o carro aos filhos com pouca experiência de direção.

 

 “O fato de os jovens voltarem para a casa da família, ou nunca terem saído de lá, pode levar a atritos com os pais, já que não são mais crianças”, explica Jim Graham, gerente do Programa de Educação para o Trânsito da Ford Europa. “Eles enxergam o carro da família como um passaporte para a liberdade, um meio para participar das atividades sociais. Mas, para a sua própria segurança e de outros usuários das ruas e estradas, é preciso ter certeza de que estão dirigindo de modo responsável, principalmente ao guiar um carro mais potente do que estão acostumados.”

A chave MyKey é, na prática, uma chave reserva que pode ser configurada para o carro só funcionar dentro de limites determinados. A programação é feita por meio da chave principal e dos controles na tela do sistema de conectividade SYNC.

Ela permite limitar a velocidade máxima e o volume do som, disparar alertas sonoros de velocidade e impedir o desligamento dos sistemas de assistência ativa, como os sensores de estacionamento e o controle de estabilidade e tração. Além disso, bloqueia ligações telefônicas e desabilita totalmente o sistema de som se os ocupantes não estiverem usando o cinto de segurança.