Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a dermatite atópica acomete de 15% a 25% das crianças e 7% dos adultos no Brasil. É uma doença crônica que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira.  Na infância, as lesões de pele são mais avermelhadas, e localizam-se na face, tronco e superfícies externas dos membros. Nas crianças maiores e em adultos, as lesões localizam-se mais nas dobras do corpo, como pescoço, cotovelos e atrás dos joelhos, e são mais secas, escuras e espessas. Em casos mais graves, a dermatite atópica pode acometer boa parte do corpo.

 

A sensibilização alérgica que causa o ressecamento progressivo e a vermelhidão, pode causar lesões mais severas com o ato de coçar excessivamente. Em bebês e crianças, o incômodo chega a ser maior e mais frequente, podendo levar até a privação do sono da criança e de seus cuidadores, com forte impacto na qualidade de vida.

 

Ciente dessas condições e pensando no bem-estar de quem é acometido pela doença, a FQM, indústria farmacêutica presente há mais de 90 anos no mercado, lança o Probiatop DA+, o imunobiótico (probiótico com ação imunológica) aprovado pela Anvisa para o tratamento coadjuvante da dermatite atópica, e o Dermovance AI, hidratante desenvolvido para o cuidado especial das peles atópicas, aliviando os principais sintomas. Desta forma, o paciente atópico conta com uma solução de cuidados de dentro para fora (Probiatop DA+) e de fora para dentro (Dermovance AI).

 

Com a concentração de 6 bilhões da cepa Lactobacillus Rhamnosus HN001, o novo Probiatop DA+ vai além da redução do risco de dermatite atópica – essas “bactérias do bem”, chamadas de Probióticos, agem equilibrando a flora intestinal, no eixo intestino-pele, reduzindo o risco de dermatite atópica na infância. O produto possui segurança e eficácia em grávidas e lactantes, com uso aprovado em gestantes com ação preventiva, reduzindo o risco de dermatite atópica em seus filhos. Além disso, o consumo é aprovado em criança desde o seu nascimento, reduzindo o risco de dermatite atópica e “freando” a evolução da marcha atópica (rinite e asma), doenças muito comuns em crianças que possuem dermatite atópica, com efeito prolongado até os 11 anos de idade.

 

O probiótico Lactobacillus Rhamnosus HN001 é recomendado pelo World Allergy Organization (WAO), uma organização mundial que reúne sociedades regionais e nacionais de alergologia e imunologia clínica de todo o mundo.

 

O novo Probiótico DA+ também tem como benefício a redução do uso de corticoides tópicos, melhora da barreira cutânea, redução da rinite alérgica e dos sibilos, fortalecimento da resposta imunológica através do aumento da imunidade inata e modulação imunológica com redução da sensibilização atópica. Ele também é liofilizado, garantindo que o probiótico chegue íntegro, estável e vivo ao intestino. Não contém glúten,traços de leite,açúcar e lactose  ,facilitando o uso em diversos perfis de pacientem

 

“Vale destacar que independente do curso da dermatite atópica e da conduta terapêutica, o uso de hidratante é indispensável, pois o hidratante terapêutico sempre será a terapia básica em todos os estágios da doença”, explica Fernanda Silva, gerente de produtos da FQM.

 

O Dermovance AI reúne os três principais mecanismos de ação: ação emoliente, umectante e oclusiva. Com isso, melhora a função da barreira cutânea, mantendo a pele mais hidratada; reduz e previne a perda de água na pele; e equilibra a microbiota da pele, aliviando a coceira, a pinicação, a sensação de queimação, a vermelhidão, o ressecamento e a descamação da pele, agindo nos primeiros 15 minutos

 

Dermovance AI possui as versões de 200 ml e 500 ml e é indicado para todas as idades (bebês e adultos), possui 48 horas de hidratação, não é pegajoso, a textura é leve, com rápida e fácil absorção, não arde, é dermatologicamente testado e hipoalergênico, resultando em um prazer único de uso e melhor adesão ao tratamento.

 

“A dermatite atópica não tem cura e a identificação precoce permite que se antecipe o controle da doença. Hoje, existem alternativas para tratamentos seguros e efetivos que, com a correta orientação do prescritor e a persistência na adesão pelo paciente, tem grandes chances de sucesso”, destaca Kaio Camacho, gerente de produtos da FQM.