Parte da fundação da ponte que irá ligar os municípios de São João da Barra e São Francisco no Rio de Janeiro deverá ser finalizada no início do próximo mês. Serão instaladas 96 estacas de hélice contínua com 1 metro de diâmetro em profundidades de até 26 metros. A execução das estacas do tipo tubulação devem seguir até o final do segundo semestre. A conclusão de todas as etapas da obra está prevista para o ano que vem. Para fazer o deslocamento entre as duas cidades, cerca de 30 mil pessoas utilizam a RJ-194 e levam em média uma hora e meia. Com o novo acesso será possível reduzir o tempo para 20 minutos.

As máquinas e a equipe de profissionais da Nacional Fundações – empresa referência no país em fundação do tipo hélice contínua monitorada – trabalham no local para a execução da fundação da ponte desde o mês de julho e seguem com as atividades dentro do prazo. A previsão é de que a entrega das fundações na margem sudeste do rio aconteça até o dia quinze deste mês.

“A escolha por fundação do tipo hélice contínua, além de também estar ligada ao tipo do solo, tem sido muito procurada pelo melhor custo x benefício e por possibilitar o cumprimento dos prazos dentro do cronograma da obra. Outro aspecto positivo é poder acompanhar através dos relatórios emitidos em tempo real a execução das estacas o que garante a qualidade do serviço prestado”, explica o gerente operacional da Nacional Fundações Jorge Omar Pinto.

Segundo o especialista, a execução desse tipo de fundação também exige alguns cuidados.

”Normalmente as estacas executadas em fundações de pontes são inclinadas ou combinadas. Nesse caso em específico, principalmente na margem do rio em que estamos atuando, as estacas de hélice irão demandar um controle muito mais rigoroso no andamento do trabalho por serem executadas no prumo. É importante também estar atento à equipe de profissionais que irá atender a obra. Nesse caso a experiência e qualificação do operador da máquina são indispensáveis devido ao alto grau de periculosidade ao se trabalhar nas margens de um rio com equipamentos de grande porte em um terreno composto em sua grande maioria por material sedimentar”, avalia.

Com o novo acesso, a previsão é de que haja um crescimento no fluxo turístico da região além de fomentar a economia com a geração de novos empregos. A ponte também irá permitir a extensão da rodovia RJ-196 até à BR-356 em São João da Barra possibilitando o escoamento da produção de fruticultura e de cana de açúcar das usinas localizadas no norte do Rio de Janeiro.