A primeira exposição de 2024 da Galeria Estação, que está  completando 20 anos de atuação no mercado de arte, acontece amanhã, dia 22 de fevereiro, com  a coletiva “Mulheres por Mulheres”.

Elza de Oliveira Souza Mulher com Buquê de Flores Oleo sobre papel Foto Joao Liberato

 

Com 47 obras, a mostra, que fica em cartaz até 16 de março, é uma homenagem ao legado de Conceição dos Bugres, Elza de Oliveira Souza, Izabel Mendes da Cunha, Maria Auxiliadora Silva, Madalena dos Santos Reinbold, Mirian Inêz da Silva Cerqueira, Zica Bérgami e Noemisa Batista dos Santos. Além desse acervo reunido, todas as artistas foram retratadas por Yara Dewachter, cujas telas integram a exposição.

Madalena Santos Reinbolt Sem título e sem data Tapeçaria Foto João Liberato

Para Vilma Eid, idealizada pela colecionadora e galerista,” a mostra é uma homenagem a mulheres artistas com quem venho trabalhando, divulgando e que fazem parte da nossa história e pelas quais tenho grande admiração”.

Mirian Inêz da Silva Cerqueira Brincadeira de Roda 1980 Óleo sobre eucatex Foto João Liberato

Para escrever sobre esta coletiva, Vilma convidou três mulheres: Galciani Neves, professora de Artes Visuais na Universidade Federal do Ceará e na Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo; Lilia Schwartz, historiadora, antropóloga e professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo; e Lorraine Mendes, artista, pesquisadora e atualmente curadora da Pinacoteca do Estado São Paulo. “Além dessas três estudiosas também convidei a artista plástica Yara Dewachter, cuja pesquisa e obra falam de artistas mulheres. Em uma de suas exposições adquiri os retratos de Izabel e Zica. Foi então que, ao pensar em Mulheres por Mulheres, a convidei para retratar nossas oito artistas”, explica a galerista.

Rua Ferreira Araújo, 625 – Pinheiros, São Paulo

Das 18h às 21h

De segunda a sexta, das 11h às 19h; sábados, das 11h às 15h; não abre aos domingos

Tel: 11 3813-7253