O LATAM Airlines Group foi reconhecido como uma das empresas líderes em sustentabilidade no mundo, de acordo com o relatório anual da S&P Global, The Sustainability Yearbook. O relatório destaca as empresas que demonstraram um desempenho de alto nível na gestão de sustentabilidade, avaliadas com base em suas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa.

Para ser listada no anuário, as empresas precisam obter uma pontuação dentro dos 15% mais bem avaliados do setor. Na edição de 2025, a S&P Global analisou mais de 7.690 empresas, das quais 780 foram incluídas na publicação. No setor de aviação, apenas seis empresas conseguiram entrar no Sustainability Yearbook.  Recentemente, segundo os resultados da Avaliação de Sustentabilidade Corporativa (CSA – Corporate Sustainability Assessment) da mesma entidade, o LATAM Airlines Group foi posicionado como o grupo de companhias aéreas mais sustentável das Américas e o quinto mais sustentável do mundo.

 

Guiada por sua estratégia de sustentabilidade,  companhia aérea estabeleceu metas com foco em três pilares: Mudança Climática, Economia Circular e Valor Compartilhado. Entre os compromissos assumidos, destacam-se a meta de alcançar zero emissões líquidas de carbono até 2050, eliminar os plásticos de uso único em suas operações, reduzir a zero o envio de resíduos para aterros sanitários e colaborar com as comunidades onde opera por meio do programa de transporte gratuito de passageiros e cargas, o “Avião Solidário”.

 

Nesse contexto, o Grupo LATAM já compensou mais de 1,9 milhão de toneladas de CO₂ desde 2020 e apoiou a conservação de mais de 300 mil hectares de savanas alagadas na Colômbia, um ecossistema estratégico devido à sua alta capacidade de absorção de CO₂. Além disso, reduziu em 97% o uso de plásticos descartáveis em suas operações, o que representa mais de 1.700 toneladas eliminadas.