O Grupo Boticário acaba de conquistar a marca de 100% da energia renovável utilizada em suas fábricas, o que representa a aquisição de energia limpa da ordem de 3.000 MWh/mês. Energia esta composta por fontes variadas: solar, eólica, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas. Além disso, aproximadamente 5% da energia da fábrica de Camaçari, na Bahia, é gerada por uma usina solar própria, de aproximadamente 1.800 metros quadrados de painéis solares. As inovações para a ecoeficiência nas indústrias do Grupo, que incluem o uso de fontes renováveis, demonstram o compromisso com a transição para uma economia de baixo carbono, capaz de fazer frente às mudanças climáticas.

Inaugurada em 2014, a fábrica de Camaçari já foi construída com sistemas de eficiência energética e redução de consumo de água e materiais. A unidade foi a primeira indústria do Brasil no setor de cosméticos a obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Além de fontes mais limpas de energia, o Boticário também investe na inovação para melhorar a eficiência nos processos. Exemplo prático é a tecnologia usada na produção de cremes e loções hidratantes que garantiu a diminuição de 70% do consumo de energia elétrica, 15% do custo de transformação e 10% do custo de matérias-primas.

Miguel Krigsner, fundador e presidente do Conselho do Grupo Boticário. foto divulgação

Para o Grupo Boticário, a ampliação do uso de energia renovável é apenas mais uma medida entre diversas iniciativas no caminho da sustentabilidade. “Sem um planeta saudável, os negócios não prosperam e a sociedade adoece. A crise climática é um problema atual e vem se agravando abruptamente na última década. É uma situação que, apesar de parecer distante para alguns de nós, traz impactos sociais, econômicos e ambientais imediatos”, analisa Miguel Krigsner, fundador e presidente do Conselho do Grupo Boticário.

As operações do Grupo Boticário também zelam pelo uso eficiente da água, uma das mais importantes matérias-primas para os produtos. “Estamos reduzindo a captação, ampliando o reuso e diminuindo o consumo relativo por unidade produzida. Na fábrica de São José dos Pinhais (PR), a totalidade da água potável nova vem do sistema público de abastecimento, enquanto nos centros de distribuição e na fábrica de Camaçari ela é originária de um sistema de poços artesianos”, explica o vice-presidente de Operações do Grupo Boticário, Sergio Sampaio.

Para reforçar a segurança hídrica na bacia hidrográfica do Rio Miringuava, que abastece a fábrica paranaense, outras indústrias do entorno e 230 mil pessoas da Região Metropolitana de Curitiba, a Fundação Grupo Boticário – criada e mantida pelo grupo há 30 anos – idealizou o movimento Viva Água, que, junto com o poder público local, mobiliza empresas, produtores rurais e diversos atores que atuam no território para incentivar o empreendedorismo de impacto socioambiental positivo, a conservação da natureza e a recuperação de áreas naturais degradadas. Até 2025, o Grupo Boticário estabeleceu a meta de reduzir em 60% o consumo de água nas fábricas, em metro cúbico por tonelada produzida, na comparação com os volumes mensurados em 2005

Para André Ferrett , gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação, “A expansão de iniciativas voltadas à produção de energia limpa e renovável é extremamente importante para os negócios, para o planeta e para a saúde e bem-estar da população. A sociedade como um todo precisa se conscientizar que o uso de combustíveis fósseis é muito danoso ao meio ambiente e ao futuro da nossa sociedade. Além de ser um recurso finito, traz impactos climáticos que infelizmente temos acompanhado frequentemente, como grandes enchentes e longos períodos de estiagem”, afirma

As iniciativas recentes do Grupo somam-se à tradição de cuidado com a natureza e inovação constante. “Fomos pioneiros em testes alternativos no Brasil. Há 20 anos, não fazemos testes em animais. Temos certificação PETA e Cruelty Free e, além disso, desenvolvemos as tecnologias da Pele 3D e organs on a chip”, ressalta Sampaio. Outra ação voltada à sustentabilidade é o programa de reciclagem de embalagens, que existe desde 2006, com o maior número de pontos de coleta no segmento de beleza do Brasil. São mais de mil cooperados parceiros, que recebem a renda das embalagens recicladas.