O Grupo Iberostar, referência no setor de hotelaria, e a Minsait, uma das empresas líderes globais para a transformação tecnológica da indústria hoteleira. , estão construindo juntos um plano para unificar os dados da companhia de turismo, chamado Data Analytics & Transformation Office (DATO). Trata-se de uma estrutura projetada para centralizar e gerenciar todas as informações de cada unidade de negócio da empresa, aproveitando ao máximo o potencial dos dados da companhia, trazendo resultados como a melhora da experiência do cliente e a gestão mais eficaz de receita. Além disso, a nova unidade de dados está melhorando a eficiência da própria companhia, gerenciando mais de 100 solicitações por semana e trazendo mais satisfação aos colaboradores.
“O mundo está mudando em um ritmo de ruptura e sabemos que, nesse ambiente competitivo, a incerteza é um companheiro de viagem. Por isso, queríamos embarcar nesse caminho de transformação digital com os melhores parceiros”, diz Javier Delgado Muerza, Diretor Comercial e Digital Officer do Grupo Iberostar.
Para alcançar esse objetivo, a Minsait realizou um trabalho inédito com a Iberostar, focado em desenvolver uma cultura organizacional orientada à Governança de Dados. Esse “conselho” conjunto tem atingido resultados significativos para o desenvolvimento do projeto e a integração de processos, resultando em um ecossistema aberto em que diferentes colaboradores podem contribuir com novos cases de negócios.
O projeto se enquadra no que a companhia chama de “quatro passos essenciais” para companhias sobreviverem com sucesso ao caos gerado pela pandemia, que são:
Foco na estratégia de negócios: repensar o próprio modelo de negócio e a proposta de valor a que se propõe a cumprir. A hora também é de tirar projetos da gaveta e fazer testes com consumidores, usando metodologia ágil
Comunicação: Fortalecer o posicionamento de marca, construir ofertas personalizadas, trazer flexibilidade nas ofertas e incentivar compras com descontos
Canais: adaptar canais para novos padrões de usabilidade, otimizar a presença em sites de busca, reduzir custos de distribuição
Clientes: Trazer estratégias centralizadas no consumidor, com análise e conhecimento a respeito de quem compra, comunicação e experiência personalizadas, constante avaliação e feedback para aprimorar a relação com clientes.
“O momento é de ter empatia, cuidar para aumentar a visibilidade e estar preparado para rápidas mudanças são conceitos essenciais para ter em mente durante esse período”, afirma Marcelo Bernardino, head de Indústria e Consumo da Minsait no Brasil.’