A 19ª edição dada Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética -Hair Brasil- começou hoje,no  Expo Center Norte, em São Paulo, com uma intensa programação dos congressos de dermopigmentação e de visagismo científco, voltados para os profissionais do setor de beleza. Além das atividades por parte das mais de 900 marcas expositoras presentes nesta  que é a maior feira de beleza da América Latina. Dentre os expositores, é crescente a preocupação das marcas profissionais com o conceito do clean beauty, com produtos predominantemente naturais, cruelty-free e isentos de componentes nocivos em suas fórmulas, como sais, petrolatos e parabenos. Além disso, há uma busca por reduzir o impacto ambiental, como a preferência por embalagens feitas de materiais biodegradáveis ou reciclados.

Hair Brasil 2022 foto divulgação

Nomes do mercado como Maison Visage Cosmetique dona das marcas Mirra Professional e Maison Visage, Ameize Cosmetics, Herbacin, Lana Brasiles e as marcas lançadas na feira, Wess Professional e D’Arco, são algumas que apresentam produtos voltados para esse conceito, buscando atender as exigências do público.

Um dos maiores defensores dessa bandeira é o Grupo Laces, marca referência no mercado e pioneira em tratamentos saudáveis, naturais e orgânicos para cabelos. Nesta edição da Hair Brasil, a Laces lança oficialmente o projeto Bioma, um modelo de licenciamento e conversão de salões de beleza convencionais em sustentáveis, com inclusão de práticas de ESG e performance profissional em todo o Brasil. Para o CEO do grupo Laces, Itamar Cechetto, o conceito clean beauty inclui uma cadeira ética, além de produtos predominantemente feitos de ingredientes naturais e não testados em animais.

Segundo pesquisa da Nielsen de 2019, shampoos e condicionadores estão entre os três produtos mais procurados com apelos sustentáveis, junto com sabonetes. E a tendência deve se estender e se consolidar nos pós-pandemia, já que 69% dos brasileiros passaram a se cuidar mais durante a quarentena, segundo pesquisa da Merz Aesthetics.

Até 29 de março, os profissionais de beleza seguem acompanhando essas e outras novidades do amplo mercado de beleza na Hair Brasil 2022 por meio de mais de 100 cursos e atividades do Fórum Educacional. A programação completa pode ser acessada pelo link https://www.hairbrasil.com/pagina/forum-educacional-hair-brasil-2022