A médica infectologista dra  Patricia Rady Müller, pesquisadora e palestrante em HIV/AIDS do Centro de Referência e tratamento DST/AIDS SP,  com  estágio em Lisboa, no renomado hospital Curry Cabral, referência mundial em Infectologia, e no  Hôtel-Dieu de Paris , considerado o mais antigo hospital da cidade da Cidade Luz, ligado à Faculdade de Medicina da Université Paris-Descartes, entre outros, dá dicas sobre o Carnaval 2023.

Segundo a renomada médica, o Carnaval  é uma festa muito esperada por nós brasileiros e devido à pandemia da Covid 19 a festa foi um pouco “tímida” em 2021 e 2022. “Nesse ano tão esperado de 2023, temos que nos atentar aos perigos por traz da folia e colocar a fantasia da informação e responsabilidade em primeiro lugar! “Aqui estão algumas dicas para essa alegria não virar pesadelo na quarta-feira de cinzas: Confira!

  • Alimente-se com carboidratos e proteínas leves para que a bebida alcoólica não agrida tanto o estômago. Evite alimentos gordurosos. Mas ATENÇÃO! O mais recomendado é beber com moderação! Para cada dose de bebida alcoólica beba o triplo de água! A desidratação abaixa a imunidade e a ressaca atrapalha na continuidade da diversão.
  • Tenha boas noites de sono para recuperar a energia e a imunidade.
  • Tome suco de frutas incluindo limão e laranja, ricos em vitamina C, o que aumenta a imunidade para não cair doente depois desses dias.
  • O abuso de álcool e entorpecentes tira a pessoa das suas faculdades mentais e facilita a não aderência às medidas protetivas, facilitando a aquisição de ISTs .
  • Jamais dirijam após ingestão de álcool.
  • Atente-se para as Infecções Sexualmente Transmissíveis cuja transmissão aumenta nessa época do ano: sífilis, herpes genital, condiloma acuminado, HPV , Hepatites A, B e C, sífilis, gonorréia, Chlamydia, HIV e HTLV. Lembre-se sempre de levar preservativo. Nunca se sabe quando se poderá usá-lo. Algumas ISTs não se manifestam logo após o contato podendo se tornar crônicas e/ou evoluírem para fibrose ou Câncer de fígado, como no caso da hepatites B e C. No caso da sífilis, ela pode mais tardiamente atingir outros órgãos do corpo ou até atingir o cérebro da pessoa infectada, de forma silenciosa. Todas as ISTs favorecem também a aquisição do vírus do HIV ou de outras ISTs por inflamação da porta de entrada através dos genitais ou região anal.
  • -Se houver relação sexual desprotegida com pessoa desconhecida, ou abuso sexual, procurem serviço de emergência médica, ou centros de referência de tratamento para ISTs ou de um Médico infectologista para orientações sobre ISTs em até 72 hs desse contato de risco. A infecção pelo HIV e hepatite B podem ser evitada nesse período.
  • Atente-se para pessoas com lesões de pele que podem ter a MPX (Monkeypox ou varíola dos macacos) que passa pelo contato próximo com outras pessoas.
  • A COVID 19 não acabou! Evite contato com pessoas gripadas ou que estejam tossindo ou com febre. Mantenha sua vacinação em dia com todas as doses!
  • Pessoas com imunidade sabidamente baixa devem evitar aglomerações!
  • E para o próximo ano: procure estar com a saúde em dia fazendo atividades físicas diárias, cuidando da alimentação, mantendo a carteira vacinal em dia, inclusive para algumas ISTs (HPV, hepatites A e B) e procure se informar sobre prevenção para HIV e teste-se para ISTs .

Bom Carnaval!