A Japan House São Paulo dá início a sua parceria com a ferramenta Google Arts&Culture para ampliar ainda mais o acesso às suas exposições e conteúdos que apresentam as diversas atrações do Japão. Com exposições anteriores já disponíveis em formato online em seu próprio site (www.japanhousesp.com.br), agora a instituição cultural nipônica oferece visitas virtuais a duas mostras que foram sucesso de público em 2021 e 2022, respectivamente: “Equilíbrio” e “[ím]pares”, além de um conteúdo institucional sobre a criação de sua sede e atividades.

Segundo a diretora cultural da Japan House São Paulo, a parceria pode render ainda mais frutos. “Fazer parte de uma plataforma como Google Arts&Culture é um desejo antigo e finalmente inauguramos nossa participação com algumas exposições emblemáticas. Estar no G.A.C. é uma forma muito eficiente de ampliar o acesso à conteúdos criados pela JHSP e que, graças à essa parceria, poderão ser vistos por mais gente, até por pessoas que não tiveram a oportunidade de visitar nosso espaço em São Paulo nessa ocasião”, comenta.

Enquanto “Equilíbrio” traz uma instalação criada especialmente para a JHSP com mais de 9 mil balões coloridos, desenvolvida pela dupla japonesa Daisy Balloon, para refletir a inevitabilidade da passagem do tempo, “[ím]pares” revela as singularidades de cinco criadoras de joias japonesas – Naho Okamoto, Mariko Kusumoto, Nahoko Fujimoto, Miki Asai e Emiko Suo – e apresenta a estética japonesa por meio de 75 criações inovadoras, entre colares, pingentes, brincos, anéis, pulseiras e broches de tirar o fôlego. Ambas as mostras já estão disponíveis no Google Arts&Culture, e no site da JHSP, para acesso gratuito. As próximas exposições previstas para estrearem na plataforma são “Prototyping in Tokyo – Shunji Yamanaka”, “Oscar Oiwa no Paraíso – Desenhando o efêmero” e “Essência: Jardim Interior – Atsunobu Katagiri”.