O Kurotel Centro Médico de Longevidade e Spa  dá dicas de como se cuidar do estresse, que  tem muito a ver com percepção. Toda vez que percebemos uma situação de perigo e/ou ameaça – real ou imaginária – o organismo se adapta para enfrentar. A isso chamamos estresse. Ocorrem descargas de adrenalina, baixa nas taxas de oxigênio, aumento do ritmo cardíaco, sudorese, tensão muscular, pupila dilata, deixando o corpo pronto para atacar e/ou defender.

 

 O estresse é positivo ou negativo?
Nas situações que realmente o estresse é necessário ele é positivo. Mas, analogicamente, se estamos preparados para enfrentar um “leão” e nos deparamos com uma “formiga”, o organismo é sobrecarregado de uma energia desnecessária, chamada de estresse negativo.

Essa repetição crônica de percepções inadequadas, começa a desequilibrar o corpo, tendo malefícios físicos e psicológicos em decorrência do estresse. Alguns sintomas são: ansiedade, insônia, tristeza, cansaço, taquicardia, hipertensão, problemas gastrointestinais, depressão, dor nas costas, cefaleia.

Devo consultar um profissional?
No tratamento do estresse é importante a avaliação do Médico Psiquiatra que irá verificar a necessidade de farmacologia e psicoterapia, analisando as disfunções cognitivas, pois é na reinterpretação das situações que é estabelecido um novo padrão de pensamento para assim conseguir enfrentar os conflitos emocionais.

Que técnicas podem ajudar a controlar o estresse?
Como técnicas complementares e fundamentais ao tratamento o Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa orienta a prática de exercícios físicos e técnicas de relaxamento como: massagem, exercícios de respiração diafragmática, yôga e meditação.