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Quatro semanas para apresentar um projeto que traduza e apresente a modernidade e a tecnologia das quatro famílias de caminhões da Volvo. Isso tudo em duas línguas e para 4.800 convidados de toda a América Latina, sendo clientes internos e externos da marca. O desafio não apenas foi cumprido pela agência paranaense Help Comunicação Conceitual e executado com criatividade,  impressionou.

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Depois de faturar ouro na categoria “Melhor Experiência em Eventos” e como melhor agência no prêmio Regional Sul da AMPRO (Associação de Marketing Promocional), concorre agora entre os três finalistas da premiação nacional de live marketing AMPRO Globes Award. Esta é a etapa brasileira do maior prêmio de live marketing do mundo realizado pela MAAW (Marketing Agencies Association Worldwide).

Para atingir todos os diferentes públicos e mostrar a grandiosidade dos caminhões Volvo de uma só vez, foi criado um show multimídia outdoor na arena Casa do Cliente Volvo em Curitiba, no Paraná. O objetivo foi mostrar a interação entre o homem e a máquina, de forma emocional e empolgante. Para isso, foram utilizados elementos do próprio universo do caminhoneiro misturados com inovações tecnológicas e uma tela de projeção surgiu a partir de 20 containers, com interação entre real e virtual durante todo o show. A agilidade de entrega foi impressionante, apenas 22 dias de montagem e um total de 45 dias desde a concepção do projeto.

“Temos orgulho em destacar que este projeto foi criado e realizado por uma equipe de profissionais de Curitiba. Foram 400 profissionais que realizaram 26 apresentações, sendo quatro delas em espanhol. Os desafios foram muitos, mas cremos que o principal foi apresentar um projeto em poucas semanas que atendesse às elevadas expectativas do cliente: Inovação, Excelência de Entrega e que fosse competitivo em termos de custo.”, conta Alex Cardoso, Sócio Diretor da Help Comunicação e um dos responsáveis pela criação do projeto. O retorno foi super positivo para a Volvo, que ofereceu um evento com excelente experiência para os clientes e ainda teve o resultado de 1.200 caminhões comercializados.

 

Essa é a segunda vez que a Help chega aos finalistas nacionais da Ampro Globes Awards. Em 2011 a agência ganhou o bronze com a campanha Quero Ser Grande, nas categorias Melhor Campanha de Construção de Marca e Melhor Campanha de Marketing de Eventos para o cliente Editora Positivo.  Desta vez a paranaense concorre com as agências Smash e Hands, ambas de São Paulo.

“Para nós da Help, estar entre os finalistas é o reconhecimento de um trabalho de 12 anos, durante os quais construímos relações baseadas em confiança, ética, comprometimento e profissionalismo, seja com nossos clientes, seja com nossos parceiros.  O Show de Lançamento da Nova Linha de Caminhões Volvo materializa a nossa crença, em que acreditamos em cumplicidade, em planejamento, visão sistêmica do cliente, em criatividade aplicada e em soluções sob medida”, finaliza Alex Cardoso.

PROCESSO CRIATIVO: DESPERTAR O EMOCIONAL COM MÁQUINAS E TECNOLOGIA. Com o espaço limitado para mostrar tantos caminhões, foram escolhidos os com implementos que gerassem maior impacto visual, como baús e tanques.  O tamanho da arena foi calculado deixando o mínimo de espaço necessário para as manobras sem comprometer a segurança.  O objetivo era que as pessoas sentissem o deslocamento de ar e o solo tremer com a passagem dos caminhões. Com bastante conteúdo para passar em apenas 25 minutos, a opção foi usar projeção mapeada, porém tinha que ser grandiosa e surpreender. Então, foi criado um cenário composto por 20 contêineres e nele estava escondido um Volvo FH, que foi mapeado digitalmente e utilizado na narrativa de projeções do evento.

“Como a máquina não existe sem o homem e decidimos humanizar o show incluindo uma performance de dança na narrativa, mas devido às proporções do cenário encontramos alguns problemas. Quando inserimos os dançarinos ao lado dos caminhões, eles praticamente desapareceram e a iluminação da arena era baixa e não podíamos aumenta-la para não comprometer a projeção mapeada e consequentemente o orçamento. Neste momento surgiu uma solução muito bacana, a roupa de LED, um figurino especialmente desenvolvido para o show, que ascendia e apagava, funcionando de acordo com a construção do roteiro”,  explicou Alex .

Com essa solução, apareceram possibilidades infinitas de interação entre o mundo real e o virtual. Foi aí que os tech dancers (nome dado aos dançarinos trajados com roupa LED) puderam literalmente voar. A performance de cada um foi filmada previamente e em seguida  sincronizada com a projeção.  O resultado foi uma ilusão de ótica incrível.

“Além da performance dos dançarinos, tivemos que treinar nove motoristas para dirigir na arena, em condições de fortes emoções, acompanhando de forma sincronizada o ritmo das apresentações”, conta. O treinamento se estendeu ao presidente da Volvo Roger Alm, que fez questão de participar do show, ficando responsável pelo grand finale. Trajando uma roupa LED, ele desceu do caminhão, se dirigiu ao publico e saudou a todos. Uma exibição de fogos de artifício encantou o publico marcando o final do show.