Lenovo lança  Work for Humankind, uma iniciativa que convoca voluntários de todo o mundo a participarem dessa oportunidade única: fazer a diferença enquanto trabalham de um dos locais mais remotos do mundo com algumas das tecnologias mais avançadas e inteligentes, e participam do dia a dia de uma comunidade afastada.

A Ilha Robinson Crusoé (localização da Work for Humankind) é um destino situado a aproximadamente 700 km a oeste da área continental do Chile e é um dos locais com maior riqueza ecológica no planeta. Atualmente, enfrenta muitos desafios nesse mundo em constante transformação e isso inclui o acesso à educação, saúde, o impacto da degradação do meio ambiente e as espécies invasoras. A comunidade local, a organização internacional sem fins lucrativos Island Conservation e o governo do Chile criaram vários projetos voltados para a comunidade ao longo da última década para solucionar esses problemas. Porém, frequentemente esses esforços são prejudicados por desafios de telecomunicações e tecnologia1. Apesar disso, a comunidade da ilha está empenhada em proteger e conservar o seu legado natural e cultural e pretende conquistar a sustentabilidade por meio de uma maior independência para atender às necessidades de alimentos e energia, entre outras.

O projeto Work for Humankind enviará voluntários selecionados com capacitação, formação e especialização de diferentes áreas para trabalhar na Robinson Crusoé ajudando a impedir a extinção das espécies ameaçadas e a apoiar a comunidade local no trabalho para conquistar a sustentabilidade. Isso acontecerá por meio de diversos projetos transformadores de restauração, em parceria com a Island Conservation e a comunidade local na Ilha Robinson Crusoé, para desenvolver soluções de conectividade extremamente necessárias para a infraestrutura da ilha.

A Lenovo está desenvolvendo um hub com tecnologia de ponta, com uma ampla gama de dispositivos, serviços e soluções tecnológicas do Grupo de Dispositivos Inteligentes (IDG) da empresa, como a conectividade com internet de alta velocidade, que ajudará a Ilha a promover seus objetivos – equipando os voluntários para realizarem seu trabalho diário e apoiarem os projetos de conservação neste refúgio da vida selvagem e diversidade cultural. A companhia está empenhada em deixar um legado a longo prazo na ilha para apoiar os objetivos da comunidade e para que os benefícios sejam percebidos por muito tempo após o término do projeto voluntário, que inclui o desenvolvimento de infraestrutura para aumentar a largura de banda da internet para no mínimo 10Mbps. Com essa meta, será criado um fundo legado para manter o hub da comunidade e apoiar os projetos comunitários.

Para Emily Ketchen, vice-presidente e CMO do IDC da Lenovo “Seja devido à natureza transformadora da pandemia ou ao maior foco da sociedade na sustentabilidade, as pessoas estão reconhecendo o valor de fazer o bem e o papel da tecnologia ao possibilitá-lo. Para conseguirmos de verdade, precisamos trabalhar de modo diferente e contamos com a tecnologia para nos ajudar. 79% dos respondentes acreditam que a tecnologia e as empresas de tecnologia sejam os fatores mais críticos para possibilitar o trabalho de qualquer lugar. Empresas como a Lenovo podem ser importantes catalizadoras dessa mudança. “comenta o executivo “Por isso, estamos lançando para atrair a atenção para a importância do nosso bem-estar individual e das nossas comunidades, divulgando como a inovação tecnológica pode nos capacitar para conquistarmos ambos”, finaliza.

Segundo David Will, Chefe de Inovação na Island Conservation,”Estamos ansiosos para trabalharmos em estreita colaboração com a Lenovo e Robinson Crusoé nessa nova iniciativa empolgante liderada pela comunidade, que deverá causar um impacto extremamente positivo e duradouro na ilha”, diz “A inovação nos permitirá desenvolver soluções de conectividade muito necessárias, que irão acelerar a nossa capacidade de implementar ações comprovadas de conservação. Isso preservará os ricos habitats da ilha e as espécies ameaçadas que prosperam nessa ilha maravilhosa. E aumentará a nossa capacidade de trabalhar com as comunidades da ilha na região nos próximos anos para impedir a extinção das espécies mundialmente ameaçadas”, afirma.

O Prefeito da Robinson Crusoé. Pablo Manríquez Angulo,  diz “Estamos entusiasmados com a parceria com a Lenovo e por acolhermos os voluntários de todo o mundo na nossa ilha. Estamos empolgados para começar e assistir ao impacto positivo que os voluntários irão promover na nossa comunidade, na biodiversidade e nos ecossistemas da ilha Robinson Crusoé” completa.

 

Quem tiver interesse em se tornar um dos voluntários que irão trabalhar na Ilha de Robinson Crusoé poderá saber mais e candidatar-se no site até o dia 30 de dezembro de 2021.