A Lexus apresentou, durante sua coletiva de imprensa na abertura do Japan Mobility Show 2023, uma gama de modelos conceituais sob o tema “Expandindo os Limites da Experiência Eletrificada”, prevendo novas possibilidades de mobilidade através de carros elétricos. A marca revelou a estreia global de última geração do conceito BEV (Battery Electric Vehicle) LF-ZC, com lançamento previsto para 2026, juntamente com o conceito emblemático LF-ZL, também BEV, que oferece um vislumbre do futuro da marca.

Desde a sua criação em 1989, a Lexus tem ultrapassado os limites da indústria automotiva, desafiando consistentemente as noções convencionais de luxo e oferecendo aos clientes novas propostas e experiências de produtos. Como uma marca de estilo de vida de luxo que transcende a esfera automotiva, a Lexus continua antecipando a mudança das necessidades e desejos dos clientes com criatividade e atenção aos detalhes, esforçando-se por surpreender e superar as expectativas.

A montadora está empenhada em tornar-se uma marca elétrica até 2035, uma transição que envolverá a reavaliação fundamental da arquitetura do veículo através de uma nova estrutura modular, implementando tecnologia de produção de ponta e integrando totalmente uma nova plataforma de software abrangente.

No Brasil, foi a primeira a ter um portfólio 100% eletrificado, desde 2020, com todo seu lineup híbrido, e desempenha um papel fundamental na estratégia global e nacional de eletrificação dentro do Grupo Toyota. A marca já anunciou que seu primeiro modelo plug-in híbrido chega ao mercado brasileiro no próximo ano, e que segue com seu objetivo em ser a marca número 1 em Experiência do Cliente., tornando o luxo cada vez mais personalizado ao oferecer uma experiência premium em todos os aspectos da jornada do cliente.

Experiência de Realidade Virtual Eletrificada da Lexus

A próxima geração de modelos BEV Lexus será mais versátil graças à redução das dimensões e do peso de todos os seus componentes estruturais. Irão, também, se beneficiar do aperfeiçoamento constante da Assinatura de Condução Lexus, o Lexus Driving Signature, que tem acompanhado a evolução das novas tecnologias de eletrificação. Os novos conceitos incorporam a visão da Lexus em fornecer veículos BEV que apresentem funcionalidade e beleza.

O LF-ZC representa a jornada de eletrificação da Lexus, com as suas proporções elegantes, centro de gravidade baixo, espaço interno e um design carregado de emoção que combina funcionalidade e estética, enquanto promete uma experiência de condução emocionante.

O conceito SUV Lexus LF-ZL oferece um vislumbre de um futuro em que mobilidade, indivíduos e sociedade podem estar perfeitamente integrados. A experiência de condução será adaptada a cada indivíduo. O veículo captará os hábitos do condutor e fará sugestões personalizadas para promover uma interação sem comparação. Este emblemático modelo procura capacitar as pessoas para viverem a vida que desejam, enquanto contribuem positivamente para o seu entorno, em uma visão mais ampla e focada na sociedade como um todo.

Ambos os modelos apresentam um cockpit totalmente digital e inteligente, de próxima geração, que fornece acesso rápido e intuitivo aos controlos essenciais, num ambiente de condução envolvente. O novo software de interface Arene OS permitirá a atualização progressiva de recursos, de forma a acompanhar a evolução dos sistemas de segurança e as funções multimédia.

Utilizando tecnologia avançada de IA, o sistema de reconhecimento de voz de última geração proporciona aos clientes uma experiência de serviço que remete a uma conversa com um mordomo atencioso e acolhedor, graças à sua resposta rápida a comandos de voz e sugestões perspicazes. Indo além das funcionalidades de navegação convencionais, fornece recomendações de itinerários e modos que se alinham com as preferências do condutor, considerando seus padrões de atividade diária e o seu humor.

Em todo o interior, o Conceito Bamboo CMF (Cor, Material, Acabamento) representa os esforços únicos de sustentabilidade da Lexus, centrando-se no uso circular de recursos, ao mesmo tempo que proporciona um novo valor experimental aos clientes através de um design interior inovador. Desta forma, a Lexus está explorando novas possibilidades para os materiais tradicionais através da tecnologia, combinando os princípios duplos da sustentabilidade ambiental e social e do design de luxo.

O tema de design “Simplicidade Provocante” representa uma evolução da identidade única, criando uma presença marcante através de um design elegante e refinado. Concentrando-se na aerodinâmica e incorporando elementos funcionais e estruturais exclusivos BEV, a equipe de design buscou uma forma atraente e elegantemente condensada, com um centro de gravidade baixo que sugere uma experiência de direção emocionante.

A funcionalidade foi transformada em características de design distintas através da integração de elementos aerodinâmicos como entradas e saídas de ar. O resultado foi um exterior emocionalmente envolvente e único que não compromete a estética e a eficiência.

O posicionamento dos ocupantes dianteiros numa posição baixa e avançada cria uma sensação de espaço no interior. O piso totalmente plano e o teto panorâmico acrescentam à sensação, resultando num design interior inesperadamente aberto, que não é evidente do exterior.

Funções anteriormente dispersas por uma ampla área do cockpit foram integradas em painéis digitais à distância do braço do condutor. Funções operacionais como sistemas de alteração de marcha, segurança e assistência ao condutor e seleção do modo de condução, estão localizadas no painel esquerdo, enquanto recursos de conveniência, como áudio, telefone, controle de temperatura e funções de IA, estão agrupados à direita.

O princípio “olhos na estrada” é suportado por um medidor de visão distante, que projeta informações no para-brisas como se fosse um head-up display. Também estão instalados retrovisores digitais, reduzindo as alterações no foco do condutor, no olhar e no movimento da cabeça para monitorizar o veículo, promovendo a concentração lena na tarefa de condução.

Um monitor amplo no lado do passageiro dianteiro pode ser usado como uma plataforma aberta para entretenimento e diversas aplicações de mobilidade