O mercado de trailers, carretas e reboques até 3,5 toneladas nos dois últimos
anos registrou  emplacamento e licenciamento de 100 mil unidades por ano.
Estima-se que a produção nacional gira em torno de 120 a 130 mil unidades/ano.
A produção é maior do que o licenciamento, visto que muitos equipamentos são
utilizados em fazendas, indústrias e náuticas, onde algumas exigências legais
não são necessárias.

  
“O mercado de engates com certeza ainda é muito maior, pois além de servir como
peça de acoplamento entre o trailer/carreta com o carro, no Brasil este
componente é amplamente instalado como decoração/proteção em veículos. Acredito
que em 2015, em função da crise que o nosso país e a indústria automobilística
se encontra, o volume poderá ser menor”, explica Arndt Budweg, vice president
Sales South America – Alois Kober  GmbH.

  
A empresa é uma das expositoras da 2ª
edição da Brazil MotorHome Show e
a 1ª Brazil Food Truck Show, exposições que acontecerão no período
de 24 a 26 de abril de 2015, das 10 às 19 horas, no Parque Comendador
Antônio Carbonari (Parque da Uva), em Jundiaí (SP).

  
Na ocasião, a AL-KO estará expondo não somente os componentes que fabrica
(eixos, sistemas de freio, travas de engates, etc), mas aproveitará a ocasião
para, através de modelos, demonstrar o funcionamento e praticidade dos mesmos.
“É muito importante o mercado conhecer os nossos diferenciais e nada melhor do
que poder demonstrá-los em uma feira específica”, diz Budweg.

   Para
o vice presidente da AL-KO, o mercado de motorhomes e trailers ainda têm um
potencial enorme de crescimento no Brasil. “A realização da Brazil MotorHome Show é de extrema
importância, pois ajuda a difundir e a empolgar esta prática junto ao público
final. Para os fornecedores e fabricantes também é uma verdadeira ferramenta de
trabalho, pois em poucos dias, de maneira muito concentrada, todo o mercado
estará reunido em um só local”.

 
Segundo o executivo, o mercado de trailers, carretas e reboques leves é
abastecido por cerca de aproximadamente 400 empresas homologadas para a
fabricação e comercialização deste tipo de veículo, porém Budweg acredita que o
total no Brasil deve superar 1.500 fabricantes, porque  grande parte
trabalha na clandestinidade.

  Os
investimentos para se adequarem as exigências de mercado são constantes. “Não
temos números precisos, mas sentimos cada vez mais empresas especializadas na
fabricação de componentes investindo em modernizações e atualizações
tecnológicas para o setor. Empresas mundiais, como a AL-KO, também está
iniciando suas operações próprias no Brasil, confirmando esta tendência”,
exemplifica.

  De
acordo com Budweg, o mercado de trailers, carretas e reboques leves está
passando por uma situação extremamente delicada e complicada. “Em função de
leis mal elaboradas, alguns requisitos técnicos são impostos, sendo estes
impossíveis de serem aplicados. Alguns fabricantes sérios e criteriosos estão
demitindo, ou mesmo encerrando as suas atividades em função desse problema. Com
isso, abre-se espaço cada vez maior para àqueles que trabalham na ilegalidade”,
confessa.

   Budweg faz parte do
staf da recem criada Associação Nacional dos Fabricantes de Trailers, Engates e
Reboques – ANFATRE, fundada em fevereiro deste ano tendo como uma das
principais metas
trabalhar em prol da regulamentação clara, específica e justa para o segmento.
“Tendo alcançado isto, a fiscalização um dia também será possível”,
complementa.