A única empresa brasileira dedicada, com exclusividade, ao destino Peru, faz da Machu Picchu Brasil operadora de turismo diferenciada e preferida pelas agências de viagens. Fundada em 2010 por conta da paixão dos irmãos Ricardo e Willian Cavalcante pelas viagens e pelo destino Machu Picchu, empresa fundamenta sua operação em três pilares: Especialização – Personalização – Excelência. Mais de 30 mil pessoas já viajaram com a operadora e puderam comprovar a importância desses pilares.

O enfrentamento da pandemia C-19 e o fechamento temporário do destino Peru não impediram o investimento da operadora em treinamento e qualidade de gestão. Graças a esforços continuados, o Grupo Inspire, detentor da marca Machu Picchu Brasil, obteve o selo de empreendimento Amigo do Clima, uma vez que compensa a emissão de carbono gerada pelos viajantes.

Segundo Michelle Lemes, Coordenadora de Customer Experience & Marketing da Machu Picchu Brasil, a obtenção do selo Amigo do Clima deveu-se a ações programáticas da empresa. “Em 2022, compensamos mais de 2.248 toneladas de CO2. Tivemos sete projetos de sustentabilidade fundamentados em nosso êxito na compensação de carbono. E assim, nós nos tornamos a 1ª operadora 100% carbono neutro do Brasil”.

 

Mais recentemente, o Grupo Inspire conquistou a cobiçada e exigente certificação de empresa do Sistema B. E, desta forma, tornou-se a sexta companhia brasileira de turismo a alcançar essa condição. Por definição, ser uma empresa B não é uma posição – e sim uma direção.

Historicamente, a certificação nasceu em 2006 nos EUA e no Canadá, com o o nome mundial de B LAB. Já no Brasil, chegou em 2013 e recebeu o nome de Sistema B. É um movimento global, formado por empresas que se comprometem a implementar melhorias contínuas e a gerar impactos sociais positivos. E, também, atendem a altos padrões de desempenho social e ambiental, responsabilidade e transparência.

O selo “Empresa B” significa, na prática, que a organização certificada representa um sistema econômico inclusivo, equitativo e regenerativo para todas as pessoas e para o planeta. Agrega líderes de negócios convictos de que o caminho para o sucesso precisa de uma nova definição.

O Sistema B passa pela construção de uma nova economia que abrace a diversidade, equidade e promove um sistema inclusivo, equitativo, regenerativo e sustentável. No Brasil, é uma organização parceira do B Lab desde e responsável pelo engajamento, divulgação e promoção local do movimento B como um todo.

A conquista do Selo B pelo Grupo Inspire deu-se após avaliação em cinco pilares: comunidade, clientes, meio ambiente, governança e trabalhadores. Segundo critérios de análise dos certificadores, a nota mínima exigida equivale a 80 pontos. E o Grupo Inspire atingiu a nota 86,5. O selo tem duração de três anos, para ser objeto de revalidação.

Quando certificada, a empresa assume o compromisso de seguir as sugestões do Sistema B para melhorar mais a nossa nota recebida. Também é importante participar dos eventos promovidos pelo Sistema B e levar em conta que a responsabilidade é compartilhada com os stakeholders (colaboradores, fornecedores e até mesmo clientes).

Em última análise, a operação passa a ser vista mais de perto e de forma mais humanizada, com foco em desenvolvimento local (impacto positivo). E as empresas B são aquelas que buscam ser melhores para o mundo – e não apenas as melhores do mundo.