O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand –
implantará uma nova estrutura curatorial. Liderada por Adriano Pedrosa, a
Diretoria Artística passará a contar com curadores adjuntos que trabalharão
remotamente em áreas específticas da coleção, passando períodos ao longo do ano
no Museu. A equipe terá também uma curadora assistente, que se dedicará ao MASP
em tempo integral, um arquiteto para cuidar da expografia, redesenho e
readequação dos espaços internos do edifício, e um designer, que trabalhará com
a nova identidade do Museu e com suas publicações.

 

Os novos integrantes da equipe são Julieta González,
curadora adjunta de Arte Moderna e Contemporânea; Rosângela Rennó, curadora
adjunta de Fotografia; Patrícia Carta, curadora adjunta de Vestuário e Moda;
Luiza Proença, curadora assistente; Martin Corullon, arquiteto; e Raul
Loureiro, designer.

 

O curador adjunto de Arte Europeia será anunciado em 2015. O
MASP está em diálogo com museus europeus para estabelecer um programa de
colaborações nesse sentido. Outros curadores adjuntos poderão se juntar à
equipe no futuro, incluindo profissionais para trabalhar com os acervos de Arte
Africana, Arte Asiática, Arqueologia e Cultura Indígena.

 

 

 

Julieta Gonzalez é
curadora sênior no Museo Tamayo, da Cidade do México. Foi curadora de Arte
Contemporânea no Museo Alejandro Otero e no Museo de Bellas Artes de Caracas
(1999–2003), co-curadora da 2a Trienal Poligráfica de San Juan, sob
a direção de Adriano Pedrosa, e curadora associada de Arte Latino Americana da
Tate Modern (2009-12). Curou diversas exposições, entre elas monográficas de
Jac Leirner (Museo Tamayo, 2014) e Juan Downey (Museo Tamayo, 2013), e
“Etnografía modo de empleo” (Museo de Bellas Artes de Caracas, 2003). Vive
na Cidade do México.

 

Rosângela Rennó é
artista e fotógrafa, formada em Arquitetura pela Escola de Arquitetura da
Universidade Federal de Minas Gerais e em Artes Plásticas pela Escola Guignard
de Belo Horizonte. É doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da
Universidade de São Paulo. Participou das Bienais de Berlim (2001), Gwangju
(1997), Havana (1994, 2007), Johanesburgo (1997), Mercosul (1997, 2009), Moscou
(2012), Nova Orleans (2008), São Paulo (1994, 1998, 2011), Valencia (2007) e
Veneza (1993, 2003). Exposições individuais recentes incluem o Centro Atlântico
de Arte Moderno (Las Palmas, Gran Canária, 2014), Galeria Vermelho (São Paulo,
2014), Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, 2012) e Fotomuseum Winterthur
(2012). Vive no Rio de Janeiro. 

 

Patricia Carta estudou publicidade na Fundação Armando Alvares Penteado e
é jornalista e editora de moda. Foi editora de moda da Revista da Folha (1993-97),
diretora da edição brasileira da Vogue (2003-10)
e uma das curadoras do livro Sample,
que apontou cem jovens estilistas do mundo (Londres, Phaidon, 2005). Desde 2011
é a diretora da edição brasileira da revista Harper’s Bazaar. É sócia da Carta
Editorial, que também edita publicações customizadas, como a revista I do
Iguatemi e o site RG. Vive em São Paulo. 

 

Luiza Proença
atuou como crítica no Programa de Fotografia do Centro Cultural São Paulo (2009-10) e participou do Programa
Independente da Escola São Paulo PIESP (2011-12). Foi co-curadora do Rumos Artes Visuais (Itaú Cultural, 2011-13), curadora
assistente do projeto “O interior está no exterior”, na Casa de Vidro
de Lina Bo Bardi (2011-13), coordenadora editorial da 9ª Bienal do Mercosul (2013) e curadora associada da
31ª Bienal de São Paulo (2014). Vive em São Paulo.

 

Raul Loureiro é
designer gráfico. Trabalhou no Departamento de Design do Musem of Modern Art,
em publicações e exposições (Nova York, 1994-98). Foi responsável pela
identidade visual e publicações da 24ª Bienal de São Paulo (1998), em
colaboração com Paulo Herkenhoff e Adriano Pedrosa. Desde 1999 colabora com a
Companhia das Letras, tendo criado seu manual de estilo e desenhado centenas de
capas e livros. Entre 2000 e 2004, foi diretor de arte da editora Cosac Naify.
Em colaboração com Claudia Warrak, desenhou a atual marca da editora. Ainda em
colaboração com Warrak, foi responsável pelo projeto gráfico da revista Piauí (2005). Desde 2009
realiza projetos editoriais e expositivos para o Instituto Moreira Salles.
Desde 2013 co-edita com Samuel Titan Jr. a coleção Fábula, de literatura, para
Editora 34. Vive em São Paulo.

 

Martin Corullon é
arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e
Urbanismo da USP e dirige o escritório METRO ARQUITETOS ASSOCIADOS desde
2000. Foi autor do projeto expográfico da 30ª Bienal de São Paulo (2012) e
coordenador da equipe de arquitetura da 23ª Bienal (1996) e da 24ª Bienal
(1998). Foi co-curador do pavilhão do Brasil na 10ª Mostra de Arquitetura de
Veneza (2006). Entre 2008 e 2009 trabalhou no escritório Foster+Partners, em
Londres. Realizou projetos como a Nova Galeria Leme (São Paulo, 2012) e o
conjunto arquitetônico do Cais das Artes – museu e teatro (Vitória, 2015), em colaboração
com Paulo Mendes da Rocha. Vive em São Paulo.

 

 

 

Também foi anunciada a contratação da Piratininga
Escritórios Associados para desenvolver o plano diretor do edifício do MASP. Os
trabalhos serão liderados pelo arquiteto José Armênio de Brito Cruz, que estará
encarregado, ainda, pela interlocução da instituição com a Prefeitura de São
Paulo e os Departamentos de preservação do patrimônio arquitetônico, pensando
no edifício em seu contexto.

 

José Armênio de Brito Cruz é arquiteto formado pela
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e sócio
fundador do escritório Piratininga Arquitetos Associados (PAA). É autor
dos projetos de reforma da biblioteca Mário de Andrade e da biblioteca do
prédio da FAU-USP. Atualmente ocupa o cargo de Vice-Presidente
Extraordinário do IAB e de Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil,
Departamento São Paulo. Vive em São Paulo.