Apesar
de o Brasil ser um país jovem (somente 16% da população tem mais de 60 anos),
ele vem se preocupando cada vez mais com estética, saúde e bem-estar. Tudo
aquilo que é voltado à conservação da juventude, ganha mais relevância. Além do
mais, o acesso à informação e os cuidados intensos com a saúde levam a um
grande aumento no número de praticantes de atividade física, aumentando
significativamente o público das academias.

 

De acordo com a ACAD – Associação Brasileira de
Academias, atualmente são mais de 30 mil academias e quase 8 milhões de alunos
espalhados pelo Brasil, o que rendeu um faturamento de cerca de R$ 6,5 milhões
ao setor somente no ano passado. “O interesse por qualidade de vida tem
aumentado muito no Brasil, o que faz com que o mercado fitness cresça
gradativamente. Somos o segundo maior no ramo do mundo, perdendo apenas para os
EUA. Este mercado está aquecido e é apontado como tendência de negócio para
2015”, conta Weymar Teixeira, Diretor de Franquias na rede de academias Alta
Energia Fit.

 

A exemplo disso, a rede mineira de academias vem ganhando,
através de unidades próprias e franquias, com projetos em outros estados e, no
futuro, até fora do Brasil. “O que acontece é que, antes, a atividade física
era ligada somente aos entusiastas da boa forma e, atualmente, a saúde e o
bem-estar levam um público diversificado às academias. O combate à obesidade e
a outras doenças como hipertensão, diabetes, e o ‘envelhecer bem’ tem forçado
cada vez mais essa expansão”, completa Weymar.