Localizado no hipercentro de Belo Horizonte, o Minascentro retomou suas atividades em março do ano passado, após quatro anos fechado para uma importante reforma estrutural realizada pelo Governo de Minas Gerais e pelo consórcio gestor Chevals/Perfil, que assumiu a casa a partir de uma concessão onerosa, em 2022. Um ano e meio depois de sua reabertura, o centro de experiências colhe os frutos de sua modernização sob a nova gestão e hoje é um dos mais importantes espaços para eventos de negócios da capital mineira.

Minascentro- interior  foto Julio Melo

 

Com uma área de mais de 23 mil m², o Minascentro possui três andares e hoje tem capacidade para receber até oito mil pessoas simultaneamente, em diferentes eventos. Com a reforma recente, o equipamento passou a oferecer uma estrutura única em Minas Gerais. Além do Grande Teatro, a casa possui sete auditórios, áreas para exposição, espaços abertos e estúdio para eventos híbridos.

Após a concessão de uso, o Minascentro tornou-se um “espaço preparado e aberto para o novo, com investimentos em tecnologia, modernização e infraestrutura”, afirma Rômulo Rocha, sócio gestor do consórcio Chevals/Perfil. Ainda de acordo com Rocha, todo esse investimento trará retorno em novos negócios, emprego e renda para a casa e parao estado: “Depois da reforma, o espaço ganhou novos ares, cores, tecnologia e modernidade para receber grandes eventos. Hoje temos uma estrutura completa e flexível para atender qualquer evento. E todas essas transformações têm o objetivo de valorizar o Minascentro, um grande patrimônio do público mineiro, como ambiente de conexões e encontros que gera negócios para toda a cadeia produtiva de Minas Gerais”.

Nesses oito meses de 2023, o equipamento recebeu 28 eventos da área de negócios, com destaque para o Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2023, que contou com autoridades políticas dos dois países, como o vice-presidente da República Geraldo Alckmin, o governador de Minas Gerais Romeu Zema e o vice-chanceler alemão Robert Habeck; a edição “Primavera Verão 2024” do Minas Trend, maior evento de moda do estado; edições da tradicional Feira de Malhas e de Tricô; e o Dia da Indústria, promovido pela FIEMG (Federação das Indústrias de Minas Gerais).

Também neste ano, o espaço foi escolhido por produtores de todo país para sediar grandes eventos de inovação e tecnologia, como o Minas Summit, o E-Festival Sebrae 2023 e o AWS Cloud Experience, promovido pela Amazon. Na área médica, diversos congressos também fizeram parte da grade de programação do equipamento, como a 10ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais, o 16º Congresso de Farmácia e Bioquímica, o 5º Congresso Lantana de Nutrição e o 71º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, trazendo especialistas da área de todo o país para o Minascentro.

Com uma agenda robusta e regular de eventos de negócios, congressos, palestras, feiras e eventos culturais, o Minascentro passou a ser um dos mais importantes potencializadores do turismo de negócios em Belo Horizonte. Segundo o diretor de Marketing e Promoção Turística da Belotur, Leonardo Nunes, o local tornou-se referência na realização de grandes feiras e eventos, sobretudo técnico-científicos. “poder contar com a atuação do Minascentro e toda a sua infraestrutura é essencial para a capital, pois o que vem sendo demonstrado desde a sua reabertura, com grandes eventos, é fundamental para o turismo de negócios em BH”. Nunes destaca também que Belo Horizonte teve altos picos de ocupação da hotelaria, desde a sua reabertura, reflexo da movimentação de visitantes e turistas na capitalem virtude dos grandes eventos que tem recebido. 

E uma análise realizada no início de 2023 pelo associado e consultor da Associação da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH-MG) e CEO da MVS Consultoria, Maarten Van Sluys, prova que a hotelaria da região central, impactada pela agenda do Minascentro, viu grande crescimento nos números de ocupação entre março e outubro de 2022: “houve incremento de 14 pontos percentuais nos índices de ocupação de hotéis da região do centro de experiências, aumentando de 53% em março para 67% em outubro do último ano. Um ganho substancial para a cadeia produtiva do turismo”, diz Van Sluys. 

Para os próximos meses, novos eventos de negócios já estão agendados e há, de acordo com Rômulo Rocha, um projeto em andamento chamado “3Ms”, que envolve um circuito cultural e de negócios entre Minascentro, Mercado Central e Mercado Novo, polos turísticos e culturais localizados na região central de BH. “A ideia é fazer um circuito, como o da Praça da Liberdade, por exemplo, mas lá no hipercentro, na região dos ‘3Ms’. Tentaremos, portanto, resolver problemas do entorno e oferecer um planejamento estratégico para a área. Criar esse elo entre a programação e o que os espaços oferecem e conectar essas casas aos seus visitantes, criando corredores culturais onde as pessoas poderão conhecer todas as atrações do entorno e movimentar o circuito turístico da região”.