O Ministro de Turismo do Uruguai, Tabaré Viera, o Diretor Nacional de Turismo do Uruguai, Roque Baudean e Marina Cantera, presidente da Câmara Uruguaia de Turismo receberam ontem em São Paulo, empresários, operadores de turismo, e influenciadores para promoção da marca país, Uruguay Natural.
O evento, que aconteceu no restaurante de comida típica do país, El Tranvía, do ex-jogador da celeste uruguaia e embaixador do destino no Brasil, Diego Lugano, que abriu as portas de seu espaço para realização de rodadas de negócios entre empresários do setor uruguaio e brasileiro.
Importantes departamentos uruguaios, como Maldonado, Montevidéu e Colônia, e empreendimentos do país como Enjoy Punta del Este, hotel The Grand e Sheraton Colonia realizaram apresentações sobre suas localidades e vantagens como destino de viagem para profissionais do turismo. Um coquetel de confraternização, onde foram apresentados produtos originais do vizinho encerrou a noite com sucesso.
Para o Ministro de Turismo do país, Tabaré Viera, o Brasil é um mercado com potencial para emissão de turistas ao Uruguai. “Fica confirmada a necessidade de ampliação da divulgação de nosso país por aqui. Tivemos uma jornada em São Paulo muito exitosa, com encontros promissores com players do setor e autoridades nacionais. Estamos otimistas quanto a concretização de nossas metas e objetivos para a próxima temporada de viagens em Uruguai”, completa Tabaré.
Dentro da agenda da marca país ainda estão eventos como Festuris, em Gramado no Rio Grande do Sul, ABAV Expo em Olinda, BTM em Fortaleza e o Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (Paraná). Desde o início do ano o país vem marcando presença em eventos de turismo que ocorreram por aqui, bem como realizando capacitações sobre o destino para agências e operadoras de turismo em localizações estratégicas brasileiras, além da realização de convênio com grandes operadoras e o governo.
Atualmente, a atividade turística uruguaia representa em média 7,68% do Produto Interno Bruto do país, empregando cerca de 118.000 pessoas, de acordo com a Pesquisa Domiciliar Contínua realizada pelo Instituto Nacional de Estatística do Uruguai.