As mulheres têm conquistado cada vez mais o seu lugar no mercado de trabalho. No ramo hoteleiro, não é diferente. Os serviços de hospitalidade têm contado com um número expressivo de mulheres em diferentes cargos – desde a linha de frente, como governança e recepção até a gestão do empreendimento. Na rede Master Hotéis a liderança feminina soma, ao total, 73% de mulheres em cargos executivos.
Para Lívia Trois, , diretora geral da Master Hotéis, esse percentual é resultado da competência e dedicação que as mulheres estão trazendo para o mercado de trabalho. “Independente do gênero, etnia, orientação sexual ou outra característica, o que conta para nós é o que cada pessoa entrega no seu trabalho. Como mulher, me alegra termos essa representatividade dentro do hotel, mas é importante lembrarmos que todas as posições dentro da empresa, indiferente do nível hierárquico, foram conquistadas pelo potencial e entrega de cada uma”, salienta a Diretora Geral, Lívia Trois. A diretora ainda ressalta que no Brasil, apenas 40% das empresas ativas possuem mulheres como donas ou sócios, segundo um estudo da Serasa Experian. No Rio Grande do Sul, o percentual é ainda mais baixo, com apenas 39,6%.
Em Porto Alegre, entre os sete hotéis da cidade, cinco têm lideranças femininas. O Master Porto Alegre é gerenciado por Lilian Kolln, o Master Grande Hotel e Alberto Bins são gerenciados por Lara Alves, o Master Moinhos é gerenciado por Lisiane Guimarães e o Master Cidade Baixa é gerenciado por Aline Falcade.
Já as unidades de Gramado, na Serra Gaúcha, são comandadas por Adriana Paixão. Desde 2016 na empresa, ela está à frente da gerência das unidades Master Gramado e Master Bavaria Residence. O Master Curitiba, na capital paranaense, é gerenciado por Leila Rodrigues.
Além das gerentes das unidades, a rede ainda conta com a presença feminina na gerência de Recursos Humanos, que tem Marina Silva no comando, e Juliana Nogueira, Gerente Comercial, baseada em São Paulo. Todas elas, com vasta experiência pregressa, comandam equipes inteiras dos hotéis, desde a recepção, manutenção, governança, alimentos e bebidas, entre tantas outras.