Considerado o “pai da geriatria”, o médico japonês Yukio Moriguchi foi o grande homenageado no tradicional jantar da Feira Hospitalar, com  o Prêmio Hospitalar 2017 – Personalidade do Ano na Área da Saúde. Ele é o fundador do Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.“Não sei como agradecer essa honra. As pessoas que até receberam o prêmio são pessoas conhecidas pela atuação e merecedora dessa premiação. O trabalho realizado por mim foi simples. Estou muito agradecido a todos”, afirmou Moriguchi.

 

O evento   que aconteceu no Centro de Exposições Rebouças do HCFMUSP – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, contou  com grandes nomes da indústria da saúde do país,  dirigentes de hospitais, associações e indústria farmacêutica. Para  a presidente da Hospitalar Dra. Waleska Santos “Quando criamos o Prêmio Hospitalar,  a 12 anos atrás, nosso desejo era buscar na comunidade da saúde os melhores exemplos de pessoas cuja atuação deveria, por sua excelência, ser conhecida, valorizada e reverenciada além dos limites de seus pares: deveria ser conhecida por toda a sociedade. Nos últimos anos nosso olhar se concentrou de forma especial na figura do médico, um profissional que, além de resgatar pessoas para a vida, passa a conhecer a mente e a alma de seus pacientes como nenhuma outra profissão pode fazer”e

O Troféu Walter Schmidt, que visa reconhecer a contribuição de personalidades que trabalham para o desenvolvimento do setor de saúde brasileiro, foi entregue à Doutora Miriam Santos,  pediatra, que coordena Rede BLH (Bancos de Leite Humano) do Distrito Federal, é uma referência na defesa do aleitamento materno como questão de saúde pública, em âmbito mundial.