A Associação Nacional dos Distribuidores de Produtos PET (ANDIPET) promoveu  a primeira Conferência Andipet na 15ª Pet South America, principal encontro de negócios do mercado pet latino-americano. Com o tema A conquista do consumidor em um mercado cada vez mais competitivo, o evento foi inaugurado pelo painel “Mercado & Gestão de Negócios: crescimento & perspectivas, caminhos da economia brasileira na visão do mercado Pet e veterinário”, composto pelo presidente da entidade e diretor comercial da NN Pessoa, Nadson Pessoa; pelo coordenador do núcleo de varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Ricardo Pastore; e por Altamiro Borges, Diretor Presidente do ABGroup Desenvolvimento de Negócios.

Sergio Lobato, consultor e palestrante em gestão da inovação em medicina veterinária, também convidou os participantes a refletir sobre seu estilo de negócio na palestra “Gestão emocional da clientela… o seu desafio… o seu sucesso!”.

Segundo o especialista, lidar com o cliente depende de vários fatores que vão além da capacidade técnica. “O dono da clínica veterinária precisa ter habilidades de atendimento e relacionamento, como conhecimentos de psicologia. Além disso, é importante conhecer a legislação e saber gerir diferentes situações que podem surgir no dia a dia do trabalho, tais como o luto do cliente e a percepção da clientela sobre o negócio”, recomenda.