Sustentabilidade é o must do momento, e o Guarujá, point de gente bonita, rica e famosa, não poderia ficar de fora. Dois projetos de turismo estão fazendo sucesso. Um é o do Rio do Peixe , na praia do Perequê, reduto de uma vila de pescadores, capitaneado pelo S.O.S Rio do Peixe , Projeto Nova Maré , e pescadores da região, cujo intuito é proteger  o ecossistema  com a retirada dos resíduos, que são destinados para um final adequado .

Bruno Tacon foto Tânia Müller

 

Para Bruno Tacon, diretor do Instituto Nova Maré, o passeio  oferecido é feito nos barcos dos pescadores, para que os visitantes possam vivenciar  como  é a realidade  dos moradores,   podendo ver no manguezal o contraste de  muita vida marinha  e o impacto do residuo do  turismo. Destaque para a   vegetação chamada de mangue, que serve  como uma mata auxiliar, funcionando como os cílios dos olhos ,  que vai limpando e acumulando  os resíduos , tornando mais fácil a retirada dos mesmos.

foto Tânia Müller

O outro é o da Ilha dos Arvoredos, localizada a 1,6 quilômetro da costa da Praia de Pernambuco, que funciona como um laboratório de ecologia, recebendo o público para visitas educativas, dentro do projeto ambiental Mundo Sustentável,, uma parceria entre a Fundação e o Instituto Nova Maré (INMAR),um marco na sustentabilidade brasileira.

Nos anos 50/ 60, o visionário engenheiro Fernando Eduardo Lee desenvolveu pesquisas em energias alternativas e sustentabilidade, criando soluções arquitetônicas deixando-a autossustentável em água potável , realizando diversos experimentos em fauna e flora. A Fundação Fernando Eduardo Lee, entidade sem fins lucrativos foi criada  com o objetivo realizar projetos com finalidade educativa, atuando em parceria com a universidade Unaerp Guarujá para dar continuidade a diversas pesquisas científicas, levando adiante este patrimônio ambiental, científico e cultural.

foto Tânia Müller

As visitas podem ser agendadas pelo whatsapp do projeto pelo (13) 99637-3288 ou pelo e-mail contato@inmar.org.br, para  consultar os dias disponíveis para o agendamento da visita. Os pacotes podem ser individuais, em duplas ou em grupos de até 15 pessoas.

 

O Blog Tania Müller  viajou a convite do Visite Guarujá