A Rota da Baleia Franca (RBF) é formada pelos municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna,  em Santa Catarina, destino escolhidos por esta espécie de baleias na época da reprodução. As águas quentes e calmas do Litoral Sul catarinense são ideais para o desenvolvimento dos filhotes nos primeiros meses de vida, por isso o fluxo da espécie na região permite que os turistas possam observar estes gigantes dos mares ao vivo. Elas chegaram mais cedo este ano, no fim de junho. A temporada de avistamento das baleias-francas segue até novembro, com pico no mês de setembro. E a Galápagos Tour, expositora confirmada na 29ª edição do FESTURIS – Feira Internacional de Turismo, oferece um roteiro rodoviário para esta rota..

 

“Temos paisagens repletas de praias, lagoas, dunas, enseadas, além de uma das baías mais belas do mundo. Potencial turístico que não pode ficar restrito apenas ao verão, mas que precisa ser trabalhado e divulgado o ano todo, já que é um destino que oferece atrativos para todas as temporadas, além de gerar emprego, renda e garantir o bem-estar das populações locais”, afirma Juliana Ghizzo, analista da Coordenação Regional Sul do Sebrae/SC e gestora do projeto.

 

A rota é resultado do Projeto de Fortalecimento do Turismo de Observação de Baleias do Litoral Catarinense, executado pelo SEBRAE/SC em parceria com o ICMBio e as prefeituras de Garopaba, Imbituba e Laguna.