O Seminário “Oportunidades de Negócios Emergentes na Índia”, direcionado para empresários e investidores que procuram internacionalizar seus negócios, acontece dia 12 de janeiro, na Couromoda, em São Paulo.

 

Com uma população que soma 1,25 bilhão de pessoas e um PIB que apresenta um crescimento anual da ordem de 8% ao ano, a Índia vem se revelando como uma oportunidade única para empresas e investidores que buscam mercados emergentes com alto potencial de crescimento e consumo. Para tanto, o país lançou, em setembro de 2014, o projeto “Make in India” que visa facilitar o investimento e promover a inovação, em 25 setores produtivos, para se transformar em um centro de design e fabricação global e aumentar a participação do setor manufatureiro para 25% do PIB nos próximos 3 anos.

 

Em sua primeira incursão no território brasileiro, que acontece durante a participação na próxima edição da Couromoda, uma das maiores feiras sul-americanas do segmento calçadista, o projeto direciona seus esforços para a divulgação das oportunidades oferecidas pelo setor de couros indiano para empresas brasileiras que buscam a internacionalização através de abertura de filiais ou estabelecimento de joint ventures e parcerias com empresas locais.

 

Dentre os fatores que sinalizam as excelentes oportunidades do mercado consumidor indiano, destacam-se os fatos de que a produção de calçados do país não consegue atender a demanda interna, estimulando as importações do Extremo Oriente e Europa, o custo e disponibilidade de mão-de-obra qualificada, assim como valores mais acessíveis em relação às despesas gerais de produção.

 

O mercado indiano também oferece atrativos para o couro brasileiro, considerado mais adequado para a produção de calçados e moveis, além de acabamentos e estofados para automóveis, setor que apresenta crescimento de quase 10% ao mês.

As inscrições para o seminário “Oportunidades de Negócios Emergentes na Índia”, exclusivo para profissionais e investidores dos setores calçadista, de couros e componentes, são gratuitas e estão disponíveis através do site htpp://hotmarketing.com.br/makeinindia/.