A SITA OptiClimb®, ferramenta digital de análise para otimização de combustível nos voos, foi selecionada pela Singapore Airlines para contribuir com o alcance da meta net zero de emissões de carbono da companhia aérea até 2050. Assim a companhia aérea pode otimizar a utilização de combustível durante a fase de subida da aeronave, após a decolagem. A solução exclusiva combina modelos de Machine Learning, específicos da cauda da aeronave, com previsões meteorológicas 4D para recomendar velocidades de subida personalizadas em diferentes altitudes. A tecnologia aproveita ainda os dados históricos de voo para prever o consumo de combustível em diferentes cenários e recomenda os perfis de subida mais aprimorados, aliados a uma interface amigável para os pilotos.
A estimativa é que as companhias aéreas possam obter uma economia de combustível de até 5% durante a subida, em cada voo. Cerca de 5,6 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono seriam evitadas anualmente caso todas as empresas aéreas no mundo usassem a ferramenta, que após um período de teste bem-sucedido e validação dos resultados, vem sendo usada na frota Airbus A350 da Singapore Airlines desde agosto de 2022. Com isso, a SITA calcula que a solução ajudará a companhia a reduzir as emissões de carbono das aeronaves em até 15.000 toneladas por ano.
“A Singapore Airlines conta com várias iniciativas para atingir suas metas de sustentabilidade, incluindo as mais recentes tecnologias para otimizar a eficiência de combustível, em uma tentativa de reduzir as emissões de carbono, e a SITA OptiClimb® utiliza análises avançadas para contribuir com essa redução. Continuaremos buscando soluções inovadoras para diminuir nossa pegada de carbono e alcançar com a meta net zero de emissões de carbono até 2050”, diz o Capitão Quay Chew Eng, vice-presidente sênior de Operações de Voo da Singapore Airlines.
Para Yann Cabaret, CEO da SITA para Aeronaves..“Estamos extremamente orgulhosos de fazer parte da jornada da Singapore Airlines para tornar a aviação mais sustentável, ambiental e financeiramente. Com ferramentas inovadoras, econômicas e guiadas por dados, como a SITA OptiClimb®, podemos ajudar todas as companhias aéreas e seus funcionários a tomarem decisões mais assertivas, que resultem em uma maior eficiência operacional, tão necessária atualmente”, ressalta
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) espera que o volume acumulado de emissões de carbono na aviação seja de aproximadamente 21,2 gigatoneladas de dióxido de carbono, entre 2021 e 2050, se nada for feito para uma redução. Nesse contexto, o setor de transporte aéreo vem trabalhando em uma série de medidas para reduzir as emissões de carbono e atingir o status net zero até 2050. Essas ações incluem o uso de combustíveis de aviação sustentáveis, novas tecnologias para aeronaves e melhorias operacionais e de infraestrutura para ajudar a aumentar a eficiência de combustível dos aviões e reduzir a dependência de combustíveis fósseis.