O Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-Estar Kurotel , situado na  Rua Nações Unidas, 533, Bavária,  em Gramado no Rio Grande do Sul,  completa40 anos com a sua vocação de compartilhar conhecimento sobre estilo de vida saudável.

Para celebrar esta trajetória, está preparando  para este ano de 2022, uma programação ao longo do ano que inclui jantares especiais com a presença dos fundadores; lançamento de livro de receitas com os 40 pratos de mais sucesso do spa; inauguração de Memorial Kur contando sua história em forma de arte, exposição e tecnologia; nova exposição da Galeria de Arte Mamute, que fica dentro do Kurotel, focada no ser humano; novo vídeo institucional; lançamento de um roupão com releitura do logo assinado pelo querido estilista Amir Slama; e muitas outras surpresas.

 

Também faz parte da celebração, novidades em tecnologia e tratamentos, dois pilares que sempre pautaram o caminho do Kurotel na construção de sua reputação. Desde quando foi fundado, em 1982, o Kur (como é carinhosamente chamado pelos habitues) acompanha e traz para o local o desenvolvimento tecnológico que existe em favor da longevidade com saúde, sempre inovando com novas técnicas e métodos medicinais. Uma combinação entre “human touch com high tech”, ou seja, tecnologia com olhar muito humanizado.

Hoje em dia, muito se fala em medicina preventiva, mas há 40 anos isso era uma novidade no Brasil. Por isso, é importante conhecer um pouco da sua história de pioneirismo: o Kur (cura, em alemão) nasceu de uma inquietação de um jovem casal de namorados, universitários de Pelotas, RS, que percebeu que a medicina deveria tratar também a saúde, e não apenas a doença. Formados, eles resolveram criar um centro médico que reunisse os recursos de uma clínica generalista sem ser um hospital, e hospedagem em ambiente aprazível que não fosse simplesmente um hotel; e onde o estado de saúde dos clientes fosse abordado por uma equipe transdisciplinar envolvendo medicina, alimentação, atividade física, fitoterapia e controle das emoções. Na época, não existia nada semelhante no Brasil.

Desde o princípio  investiu em equipe qualificada para dar suporte aos seus clientes e em estrutura completa, confortável e requintada o que se mantém até hoje e certamente é responsável pelo alto nível de satisfação dos que por lá passam.

O local escolhido para construir o empreendimento foi Gramado, já que seria, sem dúvida, a cidade ideal devido à semelhança com a Europa, em relação ao clima, arquitetura, hospitalidade, gastronomia e os dialetos alemão e italiano, que, na época, eram muito falados no local. Os namorados da época, Luís Carlos e Neusa Silveira, se casaram e formaram uma grande família. Suas 4 filhas – Evelise, Rochele, Bárbara e Mariela – fazem parte da equipe técnica do Kur e, ao lado dos pais, mantém este precioso legado e dividem este sonho, que se tornou um cobiçado endereço para quem busca saúde e bem-estar, sendo reconhecido nacional e internacionalmente como um dos melhores do mundo.

Nessas 4 décadas, a distinção pela excelência da estrutura médica e pioneirismo mostrou que a atuação do Kur tem sido coerente com o posicionamento que escolheu de oferecer saúde dentro de um novo e consistente conceito. Mostrou, também, que o tratamento individualizado e humanizado dado a cada cliente foi decisivo para torná-lo uma referência de mercado.

Cerca de 45 mil clientes já passaram pelo Kurotel nestes anos. Todos em busca de uma qualidade de vida maior e melhor, e que muitas vezes se tornam amigos da casa retornando e trazendo consigo familiares e amigos. É em função deles e dos novos que o Kurotel tem o compromisso de aprimorar cada vez mais a sua atuação e fazer com que os objetivos de cada um dos clientes sejam alcançados, principalmente no que se refere ao fato de poder incorporar aos seus hábitos de vida aquilo que aprenderam no local sobre saúde e viver bem, o que reforça a sua missão: melhor saúde, mais vida!