Nesta época de pandemia,  despedir pela última vez dos entes queridos, constitui ritual celebrado nos diversos lugares e culturas do mundo. É o momento em que familiares e amigos buscam e dão apoio, carinho e conforto pela dor da perda. Íntima e solene, é a cerimônia do adeus derradeiro.  Sem falar   da importância  aceitação, que é a  fase em que a pessoa passa a lidar com a morte com mais serenidade. A dor lentamente dá lugar a sentimentos de saudade e carinho.  Assim  a pessoa consegue encontrar um lugar diferente para o ente perdido, em boas recordações, além de se reposicionar diante da vida e ganhar forças para continuar.

Antes estritamente presencial, o advento da revolução digital gerou a possibilidade da despedida fúnebre ocorrer a distância, a partir de qualquer parte do mundo. E é nesse contexto que startup mineira Adiaŭ, identificou a melhor tecnologia para viabilizar a transmissão de velórios online. Desenvolveu solução completa para empresas do setor funerário poderem oferecer a transmissão das cerimônias de despedida ao vivo, de forma simples, segura e gratuita, via internet.

Oferece, em ambiente virtual, a oportunidade de se manter viva a essência desta comunhão fraterna. Na sociedade globalizada, torna-se cada vez mais comum famílias estarem divididas, em diversas cidades e países. Por ocasião da perda de algum ente querido, nem sempre é possível a reunião presencial para o ritual de despedida.

A privacidade das cerimônias é garantida por meio de senha cadastrada para cada família. Assim, somente as pessoas autorizadas recebem acesso à transmissão ao vivo.

A plataforma permite que cada funerária, cemitério ou crematório utilize o sistema de cadastro, ao receber login e senha de administração. Oferece câmeras mais adequadas para as transmissões, com conectividade IP e áudio integrados.

Com apenas um ano de operação, a startup já enviou câmeras para equipar empresas em mais de 80 cidades de 17 estados do país. E a expansão nacional continua.

“Antes de contratar um serviço funerário, as famílias devem perguntar se a empresa oferece a transmissão da cerimônia ao vivo. Para os familiares distantes, é uma forma de estarem presentes. A tecnologia já está acessível em grandes capitais e cidades do interior. Basta solicitar a transmissão ao vivo, para receber uma senha de acesso à plataforma digital. Simples, gratuito, e de grande importância social”, finaliza o empreendedor Denilson Rocha.

Mais de 100.000 acessos a cerimônias foram feitos, gerando inclusão de pessoas de todo o mundo – são familiares e amigos não puderam participar por morarem longe (inclusive outros países), ou que são idosos, portadores de deficiências físicas, ou que possuem qualquer outro impedimento de deslocamento, incluindo o grande impacto causado pela Covid-19.