A Swarovski Crystal Business, de propriedade familiar, anunciou seus resultados para o ano fiscal com término em 31 de dezembro de 2023.  A empresa registrou um crescimento sólido e abrangente de +4% para 1.832 milhões de euros em relação ao ano anterior, com base num crescimento robusto de +10% numa base comparável, bem acima do crescimento do mercado num contexto de desaceleração do mercado de luxo e um ambiente geopolítico e macroeconômico volátil.

 

O EBIT antes dos custos de reestruturação voltou a ser positivo pela primeira vez desde 2019, apesar do impacto cambial adverso significativo. O forte quarto trimestre foi fundamental para elevar o desempenho geral em 2023, com um crescimento de vendas de +9%, e EBIT antes dos custos de reestruturação, atingindo o nível mais alto desde o terceiro trimestre de 2018. Estes resultados de 2023 confirmam a direção estratégica da Swarovski que visa reafirmar a sua icônica herança no espírito contemporâneo de hoje e a transformação do modelo de negócios em curso.

Alexis Nasard foto divulgação

Segundo o CEO Alexis Nasard “Estes fortes resultados confirmam ainda mais a pertinência da estratégia luxignite e do poder duradouro da nossa marca icônica e savoir-faire único. Estou muito grato aos parceiros e nossos  funcionários em todo o mundo pela sua paixão e compromisso, além do conselho e dos acionistas pelo apoio constante. Nosso foco em 2024 será apostar na execução disciplinada da nossa estratégia, com foco contínuo em resultados superlativos, criatividade em nossas coleções de produtos e comunicação, e maiores investimentos em nossa rede de varejo, além de grandes momentos da marca.” disse

Crescimento orgânico amplo em 2023 – Todas as categorias de negócios, com aumento de vendas no varejo de +4% e cristais B2B de +5%. Todas as principais categorias de produtos, lideradas por joias que subiram +6%. Todos os 10 principais mercados alcançaram crescimento comparável, com vendas nas principais cidades aumentando +13%. Crescimento omnicanal com aumento off-line de +5% e aumento on-line de +4%, com swarovski.com até +11%,  e  um forte aumento de +36% na rentabilidade das lojas.

 

A empresa conseguiu uma mudança para um EBIT positivo antes dos custos de reestruturação, apesar de um impacto do movimento cambial adverso, concomitantemente com uma grande melhoria na posição de dívida líquida. Esta melhoria foi possibilitada pelo aumento da geração de fluxo de caixa além do crescimento e da melhoria da alavancagem operacional.O foco da empresa em 2024 será sustentar e acelerar o crescimento rentável, à medida que parte integrante da jornada de transformação LUXignite, ao mesmo tempo que continua a elevar a marca, melhorando a experiência de compra e mantendo a disciplina financeira.