A Symrise, uma das líderes mundiais do mercado de fragrâncias e inovação sustentável, acredita que fornecer produtos cada vez melhores, práticos e úteis para cada membro da família é fundamental, e isso inclui os animais de estimação. Quando o assunto é Pet Care, os números do Brasil são grandiosos, tanto em número de mercado quanto a sua população. “É um mercado que não podemos deixar de atender. Temos a segunda maior população de pets do mundo”, comenta Cristiane Beneton, Gerente de Marketing LatAm da Divisão de Consumer Fragrance LatAm e responsável pelo desenvolvimento da categoria de Pet Care na América Latina. O Brasil está em 4º lugar no ranking de faturamento deste seguimento, tendo faturado mais de R$ 22 bilhões em 2019.

Ricardo Patrocínio Presidente Symrise LatAm foto Tânia Müller

Segundo Ricardo Patrocínio, Presidente Symrise LatAm “Nosso objetivo, desde o início, é entender as necessidades específicas dos pets e de seus donos. A partir disso, podemos formular fragrâncias e fórmulas combinadas que atendem esses requisitos, como por exemplo, soluções específicas para o cuidado da pele e pelos de cães e gatos, produtos de limpeza para casa, com tecnologias antiodores. Isso faz com que estejamos na melhor posição para atender essas expectativas e necessidades tanto do animal de estimação quanto do seu tutor”,explica

À medida que novas tendências comportamentais foram sendo adquiridas durante o período de isolamento social, a Symrise expandiu seu portfólio em soluções criativas de fragrâncias e ingredientes cosméticos para a categoria de animais de estimação. “Nossa visão é oferecer saúde e bem-estar para toda a família, e isso inclui nossos pets. Com a aquisição da Diana, líder global em alimentos para animais de estimação, em 2014, entramos neste empolgante universo e, ao mesmo tempo, aumentamos o nosso alcance em nutrição e bem-estar. A nossa experiência centenária em fragrâncias, combinada ao nosso portfólio de ingredientes cosméticos ativos e a experiência da Diana em pets, faz de nós um fornecedor estratégico diferenciado no mercado”, comenta Anne Cabotin, Vice-presidente Global da Divisão de Consumer Fragrance.

foto Tânia Müller

Por todo o mundo, os bichinhos vêm se tornando verdadeiros membros da família, e o aumento no número de pessoas que adotaram ou passaram a ter animais de estimação já é significativo. Dados da Euromonitor mostram que na América Latina cerca de 75% dos tutores de pets consideram seus animais membros efetivos da família – uma das taxas mais altas quando comparada com outras regiões do mundo. E tal feito pode ser compreendido e visualizado quando falamos em consumo para estes animais.

“As pessoas reproduzem os próprios hábitos de compra ao adquirir produtos para os seus pets. Eles têm expectativas semelhantes, ou até maiores, em termos de qualidade e diversidade de produtos para pets e acreditam que o que é adequado para si tem que ser adequado para eles. Tendem a escolher produtos pelo posicionamento e benefícios, e esperam níveis bem elevados de segurança do produto.”, comenta Bertrand de Launay, Presidente da Diana Pet Food.

Este fenômeno de “humanização dos animais de estimação” leva seus donos a se engajarem mais nos cuidados especiais com seus animais e buscar soluções mais personalizadas. Por muito tempo, o mercado pet foi colocado de lado, tendo seus produtos específicos comercializados de forma técnica e segmentada. Durante o período do isolamento, onde percebeu-se uma maior conexão entre os pets e seus donos, a Symrise identificou o momento ideal para ampliar a oferta de seus produtos.

“Com a COVID-19, o consumidor passou mais tempo em casa, o que aumentou o desejo por criar um ambiente favorável aos animais de estimação e levando o tutor a escolher produtos de mais qualidade e maior desempenho contra odores. Especialmente agora, saúde e bem-estar são essenciais para nossa sociedade, e a saúde e os cuidados com os pets não ficam de fora”, comenta Dra. Gabriele Vielhaber, Vice-Presidente de Contas  Globais da Divisão de Ingredientes Cosméticos da Symrise.

Fragrâncias e fórmulas podem ser criadas para atender às necessidades dos animais e seus tutores. “Pensando nas necessidades dos pets, é sempre importante levar em consideração as características da pele do cão, como o pH mais alto do que o dos humanos, uma epiderme mais fina e as especificidades do pelo. A Symrise apresenta um grande portfólio de ingredientes calmantes, ecológicos e naturais, para a saúde dos animais de estimação”, comenta Luciene Bastos, Gerente Regional LatAm da Divisão de Ingredientes Cosméticos.