A Symrise, fornecedora global de fragrâncias, aromas e outros ingredientes, traz com exclusividade ao Brasil a mestre perfumista Emilie Coppermann para falar do processo de criação de fragrâncias sofisticadas com assinatura única, utilizando ingredientes naturais sustentáveis da Maison Lautier 1795, marca pertencente à casa de perfumaria.

Perfumista Emilie Coppermann
Divulgação – Symrise

Com sua intuição e estilo não convencional e arrojado, Coppermann é criadora de fragrâncias para algumas das marcas de beleza mais prestigiadas do mundo. A mestre perfumista acompanha a Symrise no retorno à tradição do cultivo, colheita e processamento de ingredientes naturais de qualidade, conectando a herança de processos artesanais tradicionais com técnicas sustentáveis do presente e inovações tecnológicas para criação de fragrâncias elegantes com assinatura exclusiva.

A Maison Lautier foi fundada em 1795 em Grasse, capital francesa histórica da perfumaria, e tornou-se líder mundial no fornecimento de ingredientes naturais com um catálogo de mais de mil produtos, o maior do segmento na época. No decorrer de sua história, foi incorporada à Symrise e seguiu com a missão de fornecer matérias-primas de alta qualidade, sempre protegendo suas comunidades parceiras e a natureza, certificando-se de recorrer a fontes sustentáveis de cultivo e manejo.

Com soluções inovadoras, por mais de dois séculos, a Maison Lautier tem investido em ESG e pretende consagrar seu legado, deixando uma herança positiva para as gerações futuras, especialmente porque mescla técnicas artesanais tradicionais com inovação, para produzir ingredientes que serão parte de fragrâncias icônicas e que tenham, ao mesmo tempo, impacto positivo no planeta. Esta estratégia é o que garante à empresa longevidade e reputação ética.

A Maison Lautier 1795 é uma casa moderna construída sobre fundações antigas. Produz matérias-primas naturais exclusivas, elaboradas e obtidas de forma sustentável, nos quatro cantos do mundo, com técnicas inovadoras em sourcing, upcycling e outros processos”, explica Gabriela Guzzardi, Diretora de Marketing de Fragrâncias Cone Sul.

“Esses ingredientes de alta qualidade, sofisticação e de origem ética, são combinados pelos perfumistas para criar fragrâncias extraordinárias com diferenciais evidentes.”, conta Luciana Knobel, Vice-Presidente de Criação de Fragrâncias da América Latina.

Hoje a Maison Lautier 1795 atua em 3 pilares criativos: Madagascar, Artisan e Supernature.

A Ilha de Madagascar é considerada o novo eldorado da perfumaria. Seu terroir vermelho é especialmente fértil e abraça uma diversidade de espécies do mundo todo, tornando-se abrigo para a natureza, ao mesmo tempo em que é palco de um bioma endêmico especial. Sua abundância faz com que Madagascar represente o coração pulsante da Maison Lautier e o pioneirismo sustentável da Symrise já que a operação Madagascar é um modelo de fornecimento sustentável com cadeias 100% integradas (100% backward integration), o que representa impacto positivo na natureza e nas comunidades locais.

O pilar Artisan traz a experiência artesanal transmitida por gerações para a paleta do perfumista. Ingredientes cocriados por parceiros especiais no mundo todo, com perfumistas Symrise, para garantir exclusividade e a melhor qualidade de um ingrediente específico, mantendo o cuidado ético com a sociedade e com o meio ambiente.

O pilar Supernature leva a natureza para o próximo nível. Esse pilar trabalha com alta tecnologia através de inovações científicas de ponta para utilizar todas as características de um ingrediente orgânico, valorizando o que antes seriam considerados resíduos. Com o método patenteado SymTrap® de extração de fragrância de subprodutos alimentares, esse pilar usa essa tecnologia proprietária e revolucionária para o upcycling, que permite criar nuances olfativas nunca possíveis antes trazendo ao mercado extratos 100% naturais e matérias-primas 100% sustentáveis e renováveis.