Com  produção e direção artística do Mozarteum, o Teatro L’Occitane receberá  de 18 a 25 de março, a 6ª edição do Festival Música em Trancoso, maior evento cultural do Sul da Bahia .Serão oito noites de música de câmara, de filmes e musicais, de jazz, de canções e óperas da Rússia e da Itália. Desde a sua primeira edição, o evento contou com mais de 44 mil espectadores e 992 artistas, reunindo intérpretes de reconhecimento internacional de música erudita e popular do Brasil e de várias partes do mundo, além de orquestras jovens brasileiras. As cinco primeiras edições já contabilizaram 121 masterclasses para 1.145 alunos e 98 aulas para 7.589 crianças do Ensino Público. Com duas plateias (coberta e ao ar livre) 1.058 lugares cada, o teatro também é usado para diversas atividades culturais e socioeducativas, transformando-se num centro permanente de produção e disseminação cultural.

O Mozarteum reunirá mais de 300 músicos e cantores, de diferentes nacionalidades e estilos. Paralelamente, a maioria deles participará das atividades socioeducativas, como masterclasses e aulas abertas de iniciação musical, que abrem novas perspectivas para estudantes locais e músicos de todo o País. 

A revelação de talentos,  permitiu a formação da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, iniciativa inédita da instituição, formada por 69 bolsistas e 15 músicos profissionais. Neste ano, em  sua estreia no Música em Trancoso, a orquestra acompanhará nomes de destaque no cenário erudito do Brasil e do exterior. Ex-bolsistas, como os sopranos Camila Rabelo e Bruno de Sá, que tiveram a oportunidade de ascensão profissional, graças ao incentivo e apoio do Mozarteum, também irão se apresentar o festival.