Não são apenas monumentos construídos pelo homem, como o Canal do Panamá, que se destacam na paisagem do país da América Central. Ele também é rico em atrações naturais, como a floresta de Gamboa, que reúne inúmeras espécies de plantas e animais, especialmente aves. A atração fica na cidade que lhe dá o nome, junto à capital do Panamá.
Os mais de 100 hectares de selva tropical preservados podem ser visitados por meio de um teleférico que conta com 18 gôndolas. Cada uma comporta cinco passageiros e um guia, responsável por apresentar as maravilhas do local.
A viagem pelo teleférico dura 20 minutos a segue uma velocidade de menos de um metro por segundo, permitindo que os visitantes observem atentamente todos os detalhes do trajeto de 1,2 quilômetro. A grande variedade de plantas encontrada na floresta serve de alimento para inúmeros primatas, esquilos, roedores, preguiças e pássaros como tucanos e pica-paus.
O percurso termina em cima do Cerro Pelado, onde é possível acessar a torre de observação, que tem uma altura de dez andares. De lá, voc terá uma vista panorâmica de pontos como o Canal do Panamá, uma aldeia indígena, o povoado de Gamboa, e o rio Chagres.
O teleférico funciona de terça a domingo. Nos dias de semana, ele faz viagens às 9h15, 10h30, 14h00 e 15h30. Nos finais de semana e feriados os horários são 7h30, 9h15, 10h30, 13h30 e 15h00. Às segundas ele fica fechado para manutenção.