Palco para os principais lançamentos internacionais em tendências para sapatos e acessórios, a FN Platform recebeu mais de 1,6 marcas de todo o mundo em Las Vegas. Representando o time das brasileiras, 33 marcas estiveram presentes lançando as novidades de outono-inverno 2016.

 

A participação nacional faz parte da ação Export Thinking, realizada pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

Principais tendências

 

Entre as principais apostas em evidência nos produtos brasileiros, chamaram a atenção modelagens como as lace ups, que destacam amarrações no tornozelo, e as ankle booties, que se traduzem em abotinados de cano curto. Além disso, os clássicos scarpins surgiram repaginados e com a essência da estação fria, apresentando uma cartela de tons mais sóbria e com a presença dos terrosos.

 

Com relação aos saltos, os modelos em bloco figuraram entre os protagonistas, conferindo imponência e uma dose de conforto aos modelos. Já nos adereços, a ousadia das franjas foi percebida em sapatos que reverenciam os icônicos anos 70, marcados pela multiplicidade de estilos e pela forte presença da moda hippie, que atualmente surge repaginada através do boho style.

 

Conforme sinaliza Jéssica Bender, Trader do Grupo Paquetá (Sapiranga/RS) para a América do Norte, modelos com saltos diferenciados, adornados por estampas ou com maior apelo fashionista, fizeram sucesso entre o público internacional. “Possuímos um leque bem variado dentro dessa tendência, o que chamou a atenção de todos que visitavam o stand”, salienta Jéssica. Ela ainda pontua que botas trabalhadas nos tons eleitos pelo Instituto Pantone para 2016 tiveram grande receptividade.

 

Estiveram presentes na feira as marcas brasileiras Rider, Grendha, Zaxy, Ipanema, Anatomic & Co, Moema, Schutz, Pampili, Boaonda, Cherry by Boaonda, Lais Romani, Amazonas Sandals, Shoetherapy, Stéphanie Classic, Carrano, Ferracini, Dumond, Capodarte, Pimpolho, West Coast, Cravo & Canela, Malu Super Comfort, Território Nacional, Raphaella Booz, Usaflex, Via Scarpa, Pegada, Ferri, D-Frent, Itapuã, New Face, Itsandal e Vicenza.