O The Town faz sua primeira edição em menos de dois meses e já nasce como um gigante, não só da música, cultura e arte, mas também na área de sustentabilidade. Assim o evento já nasce com um robusto plano de sustentabilidade alinhado com as metas de sustentabilidade da Rock World, que foram anunciadas em 2021 pela empresa, e serão cumpridas até 2030.   Reforçando o pilar do Por Um Mundo Melhor, que começa no Rock in Rio e chega também para o maior festival de São Paulo, a organização anunciou uma série de ações socioambientais que serão implementadas logo em sua estreia.

Dentre as diversas medidas, um dos grandes destaques são os copos reutilizáveis – fruto de uma parceria com a Heineken, Red Bull, Coca-Cola e Braskem –, que vai incentivar o consumo consciente, reuso dos materiais e o descarte correto. Com essa medida, o festival prevê deixar de gerar mais de 10 toneladas de resíduos considerando os cinco dias de evento, se tornando uma das maiores operações no mundo. A operação também engloba ações ambientais, sociais e de governança como gestão de resíduos, acessibilidade, mobilidade, inclusão, diversidade, entre diversas outras. Essas vão contribuir para a realização das metas sustentáveis a serem realizadas até 2030.

 

 

Segundo Roberta Medina,“Estamos, mais uma vez, entrando para a história quando o assunto é sustentabilidade. Com a megaoperação dos copos reutilizáveis, o The Town já nasce promovendo uma ação que está entre as maiores do mundo quando se fala de eventos e meio-ambiente. Com a chegada do novo e maior festival de São Paulo, também assumimos o compromisso de sermos agentes ativos na construção de um mundo melhor, gerando impactos positivos para o planeta. Está no DNA da Rock World assumir a responsabilidade sobre o espaço que vivemos e acreditamos muito em usar a força do festival para seguir promovendo o desenvolvimento de impactos positivos para a sociedade.”, afirma  a vice-presidente de Reputação de Marca da Rock World.

Os  copos reutilizáveis estarão em todos os pontos de venda de bebidas do gramado durante o festival. Com essa medida inovadora, o festival deixa de gerar 10 toneladas de resíduos considerando os cinco dias de evento. Como na última edição do Rock in Rio 80% dos resíduos da Cidade do Rock foram destinados à reciclagem e valorização – com o festival incentivando o descarte consciente e promovendo reciclagem –, a evolução para o The Town é justamente no processo de redução no consumo e na reutilização, o que torna a ação uma das maiores operações de copos reutilizáveis em eventos no mundo. Os copos que estarão na Cidade da Música serão feitos de materiais duráveis e de qualidade, permitindo que os fãs os utilizem durante todo o festival e levem para suas casas.

 

Esta  grande iniciativa é estimular a reutilização dos copos do público no gramado. Serão quatro copos: um para o chopp da Heineken, um para Heineken 0.0, um para os refrigerantes da Coca-Cola e um para os energéticos da Red Bull. A reutilização do copo vai beneficiar os fãs que possuírem um comportamento sustentável, com um desconto nas bebidas a cada vez que a pessoa reutiliza o seu copo em um nova compra de Heineken, de Coca-Cola ou Red Bull.

 

A Braskem também entra na parceria incentivando o comportamento consciente e premiando o público que engajar nos copos reutilizáveis, que poderá ganhar um cordão para pendurar o copo. Além disso, a marca vai estimular o reuso do copo dando, a cada hora de quem estiver usando o mesmo copo, a chance de ganhar novos brindes. A dinâmica da Braskem funcionará da seguinte forma: o cliente deve atrelar o número do copo ao CPF, por meio de um APP; isso dá direito a retirar, gratuitamente, um cordão de corpo para segurar o copo, no estande da Braskem; a partir de então, a cada nova compra de bebida, as pessoas poderão usar o mesmo copo, não precisando comprar outro; a cada uma hora, aqueles que estiverem usando o mesmo copo terão a chance de ganhar novos prêmios no estande da Braskem, entre eles brincos, capas de chuva, cangas, pochetes e até ingressos para o dia seguinte. No espaço da marca também será possível higienizar os copos gratuitamente.

 

 

Confira o plano  de sustentabilidade do The Town,  que engloba diversas ações que causam impacto positivo em cada campo do ESG. Na parte de Environmental, o maior festival de São Paulo contará com os copos reutilizáveis e com a garantia da gestão de resíduos que está sendo incentivada em parceria com a Braskem; o festival vai doar lonas para se transformarem em outros produtos; com a mobilidade, o festival incentiva os fãs a irem para a Cidade da Música por meio de transporte público e, para isso, o The Town fechou uma parceria inédita com a ViaMobilidade em que as linhas 4, 5, 8 e 9 do trem e metrô durante os dias de festival; com a parte de desperdício alimentar, terá doação de alimentos; com a produção de um plano de sustentabilidade para a organização, patrocinadores e fornecedores; com campanhas de sensibilização sobre boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas para artistas, patrocinadores, fornecedores, público e comunidade; com o cálculo da pegada carbônica e mitigação das emissões; com a entrega de certificado Carbono Zero a todos os artistas; com um prêmio para patrocinadores e fornecedores com melhores práticas de sustentabilidade; e com exigente dimensionamento do abastecimento de energia com vista à poupança.

 

 

Atualmente, com os festivais de 2022 da Rock World – Rock in Rio Lisboa e Rock in Rio –, a marca já avançou bastante em algumas das metas estabelecidas. Com relação a produzir eventos entendidos como plurais, 81% do público estimado na meta já considerou que os eventos possuem diversidade e que são acessíveis e inclusivos. Quando o assunto é envolver todas as partes interessadas na política de sustentabilidade da empresa. Na parte de formar e capacitar, 20% do total estimado de pessoas formadas até 2030 já foi cumprido. Falando em produzir eventos com 0% de resíduos em aterro, em 2022, 61% dos resíduos passaram pelo processo de reutilização, reciclagem e valorização.