A Secretária de Estado do Turismo de Portugal, Rita Marques, inaugurou a primeira Área de Serviço para Autocaravanas (ASA) , em Ponte de Sor, no Alentejo. Esta é a primeira unidade de uma rede que visa cobrir todo o território nacional, com oferta qualificada e que dê resposta à procura crescente, marcando assim o arranque do Programa de Ação, que visa a criação das condições e a promoção de um Autocaravanismo sustentável.
O autocaravanismo é um segmento em franco crescimento, em Portugal e na Europa. Cerca de 80% dos autocaravanistas são estrangeiros – na sua maioria alemães, franceses e espanhóis -, reformados e apreciadores da cultura e gastronomia dos destinos que visitam, bem como do comércio local. Preferem viajar nas épocas média e baixa, contribuindo positivamente para o combate à sazonalidade, e têm maior apetência pelas localidades costeiras, nomeadamente, litoral alentejano e algarvio.
A procura por este turismo tem registrado um aumento significativo, sendo que o Programa de Ação prevê, até ao final de 2021, a criação de uma rede nacional inteligente de áreas de serviço para autocaravanas – Life Campers -, com mais e melhor informação disponibilizando aos turistas e com um reforço da fiscalização e sancionamento das práticas ilegais.
O projeto iniciado em Alentejo e Ribatejo, em 27 municípios , apresentaram 41 candidaturas ao apoio financeiro no âmbito do Programa Valorizar, para criação ou requalificação de ASA nos respetivos territórios, de forma concertada com a ERT Alentejo
Além da cobertura de todo o território nacional, a gestão destes espaços será em rede, através da ligação a uma plataforma eletrónica comum que permite a sua georreferenciação, informação atualizada sobre os serviços disponíveis em cada ASA, monitorização da ocupação e reservas online.
Em paralelo, estão previstas ações de sensibilização dirigidas aos autocaravanistas no sentido de divulgar as boas práticas da modalidade, e também, um reforço da fiscalização e do sancionamento de situações ilegais, tendo sido estabelecidos protocolos de colaboração com a GNR, PSP, Autoridade Marítima Nacional e ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas).
A campanha de sensibilização Life Campers apela à necessidade de respeito pelo território, o ambiente e as populações locais, à utilização de locais adequados para estacionamento e pernoite e à adoção de boas práticas nesta modalidade.
Trata-se de uma campanha colaborativa, com conceito e imagem do Turismo de Portugal, para ser utilizada por todos os parceiros (empresas de aluguer de caravanas, ERT, ASA, etc.) através de diversos materiais informativos e promocionais.
O Turismo de Portugal, em colaboração com a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e as Associações do setor, desenvolveu também um Guia de Boas Práticas de Sustentabilidade para o Autocaravanismo, que está implementando boas práticas sanitárias para a prática desta modalidade, alinhadas com as orientações da DGS, com formação às empresas e colaboradores no âmbito da iniciativa Clean & Safe.