Dados do ProChile mostram que o Chile segue ampliando suas exportações ao Brasil. Entre janeiro e março deste ano, comparado ao mesmo período de 2023, os embarques chilenos somaram US$ 660 milhões, alta de 4,32%. Este notável aumento se deve principalmente ao embarque de salmão e truta chilenos que somaram US$ 216 milhões, alta de 4,6% no mesmo período de comparação. O ProChile é a instituição parte do Ministério de Relações Exteriores do Chile responsável pela promoção comercial do Chile no mercado brasileiro.

Outro grande destaque são as exportações de vinhos chilenos, com o Brasil despontando como o mercado de maior crescimento. As vendas do trimestre somaram US$ 36 milhões (20,9%). Os principais foram vinho tinto, engarrafado, blends, com US$ 13 milhões (6,3%), vinho tinto, cabernet sauvignon, engarrafado, com US$ 8 milhões (89,9%) e vinho Tinto, Carmenère, Engarrafado, com US$ 4 milhões (111,4%).

Houve expansão também nas vendas de cerejas frescas, que somaram US$ 5 milhões (73,6%), Uvas Frescas, com US$ 4,59 milhões (101,6%) e Ameixas Frescas, com US$ 13 milhões (89,7%) e Pêssegos Frescos e Mexiricas, com US$ 15 milhões (5,2%).

“Esse resultado se deve ao bom relacionamento comercial existente entre ambos os países e ao trabalho público-privado que desenvolvemos junto às empresas do setor, o consumidor brasileiro confia em nossa oferta e nos reconhece como fornecedores de alimentos e bebidas de alta qualidade e bom preço. Esse voto de confiança explica o crescimento permanente dos nossos embarques e é o que queremos expandir também para outros setores”, comentou Hugo Corales, diretor do ProChile no Brasil.

Interessados em conhecer mais sobre esses alimentos e também sobre a novidade das cervejas artesanais do Chile podem encontrar as  empresas chilenas durante a APAS Show 2023, maior evento de alimentos e bebidas das Américas, e a maior feira de supermercados do mundo, que acontece até amanhã, dia 18 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo, onde estão presentes 26 empresas do país andino.

 

Corales destaca que “estar presente na APAS SHOW 2023 é fundamental para fortalecer nossa posição em produtos como salmão e vinhos, onde somos líderes; mas também é fundamental introduzir ou renovar a nossa oferta com outros produtos”, conclui

 

Entre as empresas está a  chilena Kustmann, responsável pela produção da cerveja artesanal (Craft) – exportada já para 13 países e utiliza entre seus ingredientes a água pura da selva Valdiviana da Patagônia, além de maltes importados e leveduras de diversas origens que dão vida a 15 variedades diferentes do destilado.

 

Durante a feira, estão sendo apresentadas oito variedades. Entre as principais: cerveja artesanal Torobayo, tipo Ale, líder do segmento no Chile, sendo a variedade que mais vende chopp no país andino acima de todas as cervejas massivas do país; cerveja artesanal Gran Torobayo, tipo Old ale, para paladares mais exigentes, também com a opção de extrato de mirtilo ou mel; cerveja artesanal lager, disponível também na versão sem álcool; cerveja crat lager não filtrada; cerveja artesanal estilo Bock (escura); cerveja artesanal estilo Session IPA para paladares mais amargos.

“Atualmente, vendemos ao Brasil por meio de importação direta com algumas redes de supermercados em SC, SP, RJ, MT, AM e GO. São volumes pequenos, mas com grandes expectativas de crescimento. Com nossa primeira participação na APAS, esperamos aumentar nossa cobertura no país, o número de clientes e ajudar os parceiros a desenvolver a marca e o segmento, atingindo assim milhões de paladares brasileiros e aproveitando o boom de consumo dessa categoria no Brasil”, conta Felipe Meneses da Kunstmann.

Já a AMA , a novidade é dedicada à alimentação saudável com fabricação de purês e sucos feitos com frutas e vegetais 100% orgânicos. Líder no mercado de orgânicos no hemisfério sul, está presente em grande parte da Ásia e América Latina, destacando-se pela competitividade, inovação, confiança e qualidade de seus produtos. No Brasil, seu principal ponto de venda é o e-commerce,  além dos mais importantes marketplaces e também de duas renomadas redes de supermercados: St Marche e Angeloni.

“O sucesso dos produtos AMA se deve em grande parte ao fato de serem exatamente o que dizem ser: apenas frutas, sem aditivos, sem concentrados, sem adição de açúcar ou água e sem conservantes. Dessa forma, conquistamos muitos consumidores com nossos produtos, que funcionam perfeitamente como um lanche saudável e acompanhamento de refeições, levando uma alimentação saborosa e nutritiva em formato de purê (pouch), sucos, em garrafas individuais e familiares”, afirma Pedro Pablo Sepúlveda, Gerente de Marketing e Vendas da AMA.

Outra novidade é a Agrícola Cran Chile, representante oficial da Ocean Spray no Brasil e que atua como distribuidora de cranberry a granel e como ingrediente para uso industrial. A Ocean Spray é a maior cooperativa de cranberry do mundo. “A experiência de participar da APAS em 2022 foi um ponto muito importante para conhecer o mercado brasileiro, vamos nos reunir com parceiros e apresentar essa superfruta única e exótica aos nossos futuros clientes. Nesse contexto, o ProChile Brasil tem dado grande apoio estratégico ao nosso desenvolvimento no mercado brasileiro”, conta Jéssica Dahuabe, gerente regional de vendas da Agrícola Cran Chile.

 

Para o Chile, o Brasil é um mercado chave dentro da região, já que é o primeiro destino das exportações sem cobre  entre os países latino-americanos e o quinto globalmente.