Bernardo Malhador, diretor comercial da Adega de Redondo, esteve recebendo convidados na edição de 2023 da ProWine, São Paulo, a principal feira para profissionais de vinhos e destilados que aconteceu de 03 a 05 de outubro de 2023, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Bernardo Malhador foto Tânia Müller

No stand da vinícola, Bernardo e equipe apresentaram ao trade, a linha completa dos vinhos Porta da Ravessa, que se destacam não apenas pela qualidade, mas pelo custo-benefício, muito por ser uma marca que é importada em algumas regiões diretamente da vinícola a rede de varejo. Essa linha tem ganhado destaque nas prateleiras dos supermercados, tornando-se uma escolha acessível para aqueles que desejam desfrutar de um vinho de alta qualidade a um preço acessível.

foto Tânia Müller

Entre os vinhos apresentados esteve também a gama premiada Terras Lusas, que foi produzida especialmente para o mercado brasileiro. O vinho é considerado um veículo perfeito para transmitir experiências, conhecimento e tradições, e é exatamente isso que o Terras Lusas busca fazer, espalhando a riqueza cultural de Portugal para todos os amantes de vinhos

A sub-região de Redondo no Alentejo, onde está localizada vinicola, é influenciada de forma determinante pela Serra d’Ossa, que se eleva a 600 metros de altitude. O seu relevo protege as vinhas dos ventos dominantes e proporciona um clima mediterrâneo/continental marcado por invernos frios e secos e verões quentes. E determinante na qualidade das uvas e dos vinhos produzidos na Adega de Redondo, permitindo a ocorrência de maturações mais equilibradas e, consequentemente, a produção de vinhos brancos citrinos, muito frescos e aromáticos, bem como vinhos tintos muito agradáveis e suaves para serem consumidos enquanto novos, mas também a produção de vinhos mais estruturados e concentrados com um bom potencial de envelhecimento. Os solos são variados, predominando os afloramentos de granito e xisto. Pela pouca umidade e muitas horas de sol, é pouco suscetível às pragas da vinha, tornando-se particularmente adequado ao desenvolvimento de uma viticultura sustentável, assente na biodiversidade e proteção ambiental. E nas mãos da enóloga, Mariana Cavaca, responsável pela equipe de enologia da marca, o resultado são vinhos de personalidade e que agradam a todos os estilos de mercado.

 

De olho na sustentabilidade, a Adega de Redondo produz cerca de doze milhões de litros ao ano e é uma das vinícolas associadas ao Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo. E com todo o profissionalismo, tecnologia e logística, a vinícola está presente em vários países e no Brasil avança cada vez mais em novos pontos de venda, com rótulos e vinhos específicos que atendam clientes (importadores/ distribuidores) taylor made, exclusivo, mas sem perder a identidade do que é o solo alentejano, extraindo o melhor da terra.

Recentemente, a  vinícola   lançou no mercado brasileiro, mais um vinho da gama premium da marca, o Porta da Ravessa Vinhas Velhas. “Com o rebreading da marca Porta da Ravessa que ocorreu há dois anos, surgiu a necessidade de aumentar a gama dando um leque de oferta mais abrangente, nomeadamente no segmento premium, tendo já sido lançados, com bastante sucesso, por sinal, a edição comemorativa dos 30 anos da marca, Porta da Ravessa Reserva Especial Edição Limitada 30 Anos, e o topo de gama, Porta da Ravessa Grande Escolha. Complementamos agora a gama premium com o Porta da Ravessa Vinhas Velhas, selecionado de entre as vinhas mais velhas das nossas castas autóctones Alicante Bouschet, Trincadeira e Aragonez”, explica Mariana Cavaca, Diretora de Enologia da Adega de Redondo.

Mesmo sendo recém-lançado, o Porta da Ravessa Vinhas Velhas surpreendeu críticos e já conquistou prêmios, incluindo o do concurso Mundus Vini Summer Edition 2022, realizado na Alemanha. De cor rubi concentrado, limpo, no aroma o Vinhas Velhas é elegante com predominantes notas de frutos negros maduros, tostados delicados e no paladar é equilibrado e bem estruturado, com o carvalho integrado deixando uma persistência de especiarias na boca. “É um vinho fiel à mais pura tradição alentejana. Distinto, intenso e complexo, com estágio de 12 meses em barrica, o que lhe confere mais valor e temos certeza de que o Vinha Velhas proporcionará excelentes momentos de degustação aos nossos consumidores” explicou

A linha de vinhos Terras Lusas traz vinhos aromáticos, gastronômicos e com rótulos atraentes com símbolos emblemáticos , como a Guitarra Portuguesa, o Azulejo Português, a Sardinha, o Elétrico de Lisboa, o Galo de Barcelos, o Coração de Viana do Castelo e o Moliceiro de Aveiro, entre outros.

Cada garrafa apresenta um painel de azulejos, completando essa representação artística da cultura portuguesa. Os vinhos receberam os seguintes prêmios: Silver Winner 2022, na categoria Packaging – Beverage no New York Product Design Awards, e bronze nos prêmios

Conheça a linha completa de Terras Lusas disponível no mercado brasileiro:

Vinho Regional Alentejano Terras Lusas Branco:

Castas Roupeiro | Fernão Pires | Arinto. Cor citrina e brilhante, aroma intenso em que predominam as notas de fruta tropical com nuances citrinas. Sabor harmonioso e persistente, num conjunto fresco, equilibrado e vibrante

 

Vinho Regional Alentejano Terras Lusas Tinto:

Castelão | Trincadeira | Aragonez Principalmente graníticos, mas também argilo-calcários e xistosos. Cor rubi, aroma concentrado sobressaindo notas de frutos silvestres. Sabor agradável, taninos redondos que lhe conferem boa estrutura e final persistente. Fermentação em cubas de inox com temperatura controlada a 24ºC.

 

 

Vinho DOC Alentejo Terras LusasBranco:

Antão Vaz | Fernão Pires | ArintoTerroir predominante graníticos, mas também argilo-calcários e xistosos. Cor jovem citrina, de intenso aroma frutado e fresco, com notas de fruta branca e nuances florais. Na boca sobressai a frescura e equilíbrio, numa estrutura fina e elegante, que resulta num final vibrante e persistente. Maceração pré-fermentativa, seguida de fermentação

 

Vinho DOC Alentejo Terras LusasTinto 2021:

Cor rubi brilhante, aroma intenso onde se destacam as notas de frutos silvestres em sintonia com elegantes notas florais. Sabor aveludado, com taninos finos, num conjunto rico, elegante que proporciona um final agradável e persistente. Ligeira maceração pré-fermentativa a baixa temperatura, seguida de fermentação em cubas de inox com temperatura controlada a 24ºC.

 

 

Vinho Regional Alentejano Terras Lusas Reserva Branco 2020:

Fernão Pires | Arinto | Verdelho Terroir graníticos, mas também argilo-calcários e xistosos. Cor citrina e aspeto limpído, de aroma elegante e intenso, onde sobressai a fruta branca com nuances de notas a especiarias. Na boca é cremoso e complexo, terminando longo e equilibrado num perfil distinto. Fernão Pires e Arinto: fermentação em cubas de inox, com temperatutra controlada a 17ºC. Verdelho: fermentado em madeiras novas de carvalho francês a 17ºC.

 

Vinho Regional Alentejano Terras Lusas Reserva Tinto 2019:

Touriga Nacional | Syrah | Alicante Bouschet.Cor rubi intensa, de aroma complexo e frutado, onde se des- tacam as compotas de fruta madura, envolvidas por notas subtis de baunilha e nuances de folhas de tabaco. Sabor intenso e envolvente com uma textura vibrante, num conjunto rico e equilibrado que termina longo e persistente. Fermentação em cubas de inox com temperatura controlada a 24ºC, seguida de um estágio de 6 meses em madeira de carvalho francês.

 

 

Vinho Regional Alentejano Terras Lusas Rosé 2021:

Aragonez | Castelão. Cor rosa clara e brilhante, aroma sútil, mas rico, apresentando notas de cerejas com nuances de lichias e fruta tropical. A boca expressa toda a sua frescura e persistência num final muito agradável. Maceração pré-fermentativa, seguida de fermentação com temperatura controlada a 12ºC

Saiba mais em: Porta da Ravessa  https://www.portadaravessa.com/ Adega de Redondo https://www.adegaderedondo.com